Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

Mais de 100 alunos com dificuldades de aprendizagem apoiados

19 Junho 2019
I encontro agir para o sucesso escolar  2  1 980 2500

PROGRAMA “AGIR PARA O SUCESSO ESCOLAR” ENVOLVE APOIO MULTIDISCIPLINAR

Desde o início de 2018, o Centro Integra, criado pela Câmara de Santo Tirso no âmbito do programa “Agir para o sucesso escolar”, apoiou 134 crianças com dificuldades de aprendizagem. O balanço do projeto foi feito este terça-feira e, segundo o presidente da autarquia, Alberto Costa, “embora Santo Tirso tenha uma taxa de insucesso escolar muito abaixo da região Norte e do país, o objetivo é que seja quase inexistente”.

Surgiu como um projeto para a comunidade, com o objetivo de melhorar a qualidade das aprendizagens e reforçar os níveis de sucesso escolar. O programa “Agir para o sucesso escolar” arrancou no início de 2018 e, até ao momento, já apoiou 134 alunos do 1º ciclo, através do Centro Integra, composto por professores, psicólogo, técnico de ação social e um mediador sociocultural.

“Queremos que exista um apoio integrado e multidisciplinar, capaz de dar resposta aos problemas das crianças e das famílias”, defendeu o presidente da Câmara de Santo Tirso. Neste contexto, acrescentou Alberto Costa, “criámos um conjunto de ferramentas que pretendem baixar a taxa do insucesso escolar nas nossas escolas”.

A par do Centro Integra, o programa “Agir para o sucesso escolar” engloba uma plataforma digital denominada “Santo Tirso Aprende +”, que permite aos alunos trabalhar diversas competências, através de atividades multimédia, interativas e dinâmicas. A plataforma tem sido utilizada na sala de aula, através de tablets fornecidos pela Câmara, mas também em casa. Só neste ano letivo, cerca de mil encarregados de educação acederam à plataforma, a partir de casa. Segundo Alberto Costa, são números “muito positivos”, uma vez que demonstram que “a ligação entre a Câmara, a escola e as famílias está, de facto, a acontecer”.

O I Encontro “Agir para o sucesso escolar” realizado esta terça-feira na Fábrica de Santo Thyrso juntou alunos do 1º ciclo dos vários agrupamentos de escola do Município, exatamente para um balanço sobre o programa.

Durante o encontro, as crianças foram os principais intervenientes num debate onde exploraram as vantagens do trabalho que têm desenvolvido no âmbito do programa e onde constam, ainda, iniciativas como a “Robótica nas escolas”, “o Ciclismo vai à escola”, ou a inclusão de teatro na formação. “Valorizamos o bem-estar físico, psicológico e social dos alunos”, explicou o presidente da Câmara de Santo Tirso, realçando que este tipo de iniciativas tem um impacto muito positivo na aprendizagem, “desenvolvendo a comunicação, a criatividade, o espírito crítico e a resolução de problemas”.

Apoiado pelo Programa Norte 2020, o “Projeto Agir para o Sucesso Escolar” integra o Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE) da Área Metropolitana do Porto. A taxa de insucesso escolar no Município de Santo Tirso tem vindo a diminuir desde 2013, situando-se, no ano letivo 2015/2016, nos 1,8 por cento, abaixo da média da Área Metropolitana do Porto (2,8 cento) e da média nacional (3,7 por cento). O objetivo é que a taxa seja “praticamente zero”, como aludiu Alberto Costa.

I Encontro Agir para o Sucesso Escolar (1)

Partilhar
ColorAdd Icone