Loja social da CAID no Largo Coronel Baptista Coelho

04 Dezembro 2013

A CAID  – Cooperativa de Apoio à Integração do Deficiente inaugurou no dia 3 de dezembro uma Loja Social. Localizada no Largo Coronel Baptista Coelho, esta loja social pretende, em primeira instância, dar resposta à promoção e divulgação do trabalho e serviços desenvolvidos pela instituição, mas também promover uma maior aproximação dos jovens com deficiência à população. Pretende-se também provar, através da venda de produtos de qualidade, o valioso e significativo contributo que as pessoas com deficiência são capazes de dar para o enriquecimento e diversidade da nossa comunidade e especificamente do comércio local.

Na Loja Social da CAID estarão à venda produtos de doçaria, como compotas, bombons e bolachas e produtos decorativos artesanais, feitos a partir de vários materiais (papel, jornais, rolhas, botões, barro, ervas secas, tecidos, linhas, entre outros) e recorrendo a utilização de várias técnicas manuais como cerâmica, colagem, pintura, costura, valorizando sempre a reciclagem e reaproveitamento de materiais (alguns doados por outras instituições). As verbas angariadas através da venda destes produtos serão utilizadas “para dar apoio ao desenvolvimento e melhoria de atividades promovidas na instituição”.

A abertura da loja realizou-se na data que assinala o Dia Internacional das Pessoas Com Deficiência. Neste dia, os jovens da CAID promoveram várias ações de sensibilização no centro da cidade que contemplaram a distribuição de panfletos informativos sobre os direitos da pessoa com deficiência e realização de dinâmicas interativas com vários estabelecimentos comerciais e organizações institucionais situadas no centro da cidade, através das quais os jovens da instituição convidaram e desafiaram a população a definir a deficiência e a sugerir termos substitutivos ao termo deficiente (considerado um termo desatualizado e com carater estigmatizante e discriminatório).

Simultaneamente, também se realizaram em vários pontos estratégicos da cidade (Central de transportes, átrio da Câmara Municipal de Santo Tirso e Praça Coronel Baptista Coelho), várias Flash Mobs (aglomerações instantâneas e muito criativas de pessoas que têm como objetivo para realizar uma ação inusitada previamente combinada). Estas flash mobs foram realizadas pelo grupo de dança da instituição, os Ritmo´CAID, que se fizeram acompanhar de muita música.

A CAID é uma cooperativa criada em 1998, cujo capital social é detido maioritariamente pela Câmara Municipal de Santo Tirso.