Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

Jovens de Santo Tirso premiados por ideias inovadoras

17 Abril 2019
Img 7502 1 980 2500

DELEGAÇÃO PARTICIPOU NO GIJON CREATIVE JAM COM O APOIO DA CÂMARA MUNICIPAL

No âmbito do projeto Atlantic Youth Creative Hubs (AYCH), parceria europeia para a promoção do empreendedorismo e emprego jovem, na qual o Município de Santo Tirso é o único representante nacional, cinco jovens da região participaram no Gijón Creative Jam, com o apoio da Câmara. O evento consistiu num desafio competitivo, que colocou cerca de 60 jovens oriundos de Portugal, Espanha, França e Reino Unido a formatarem ideias e projetos para reinventar a cidade espanhola.

Um dos principais eixos de atuação do projeto AYCH consiste no desenvolvimento da criatividade e da capacidade empreendedora dos participantes. Vocacionado para o setor das indústrias criativas, o programa procura desenvolver novas abordagens e respostas ao nível do emprego jovem, procurando ideias inovadoras e diferenciadoras das existentes no mercado.

O “Gijón Creative Jam: Reiventa a Cidade” convidou seis dezenas de jovens dos quatro países parceiros do projeto (Portugal, Espanha, França e Reino Unido) a cooperarem na criação de novos espaços e dinâmicas para o turismo, o lazer e o trabalho, permitindo recriar uma cidade mais inclusiva, sustentável e atrativa.

De Santo Tirso, representante nacional na parceria europeia, estiveram presentes cinco jovens apoiados pela Câmara Municipal, com idades entre os 17 e os 27 anos. Durante três dias, os participantes tiveram oportunidade de desenvolver as suas competências, através da participação em workshops relacionados com empreendedorismo, design thinking, TIC, marketing e apresentação de negócios. Divididos em grupos de trabalho, os jovens foram convidados a criar ideias de negócio e projetos impactantes na dinâmica da cidade de Gijon.

Eduardo Abreu, jovem de 17 anos da OFICINA – Escola Profissional do INA, integrou o projeto “Smart Bin”, distinguido pelo júri do concurso como a ideia com maior potencial de impacto na cidade. Direcionado para a sustentabilidade ambiental, o projeto passa pelo desenvolvimento e implementação de caixotes do lixo inteligentes.

Também premiado foi o grupo de João Goulão, empreendedor de 27 anos, com um projeto que visa desenvolver uma aplicação direcionada para os pequeno e médios agricultores citadinos. A ideia mereceu a distinção de projeto com maior rentabilidade financeira.

O programa AYCH, aprovado pelo INTERREG Espaço Atlântico, conta com 13 parceiros, oriundos de Portugal, Espanha, França e Reino Unido. Vocacionado para a promoção do empreendedorismo e emprego jovem, o programa oferece aos participantes múltiplas iniciativas para desenvolveram as suas competências, desde a realização de estágios internacionais e programas de incubação, à participação em workshops e desafios competitivos e empreendedores.

Partilhar
ColorAdd Icone