Jorge Palma atua em Santo Tirso nas comemorações do 25 de Abril
TEATRO, CINEMA INFANTOJUVENIL E LANÇAMENTO DE LIVROS FAZEM PARTE DO PROGRAMA ALARGADO
Santo Tirso junta-se às comemorações dos 50 anos do 25 de Abril com um programa alargado de atividades. Concertos de Jorge Palma e da galega Uxía são dois dos destaques. Todas as atividades são gratuitas.
“Este ano o 25 de Abril é especial, comemoramos um aniversário simbólico e, por isso, apostamos num programa abrangente, pensado para chegar a vários públicos”, refere o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa. O autarca salienta que, “evocar a história e a memória da Revolução, é hoje tanto mais importante quanto a necessidade de preservar as conquistas de Abril, e de trabalharmos todos para uma melhor democracia”.
Jorge Palma, nome incontornável da música portuguesa, será um dos momentos altos da programação do cinquentenário da Revolução dos Cravos. O músico sobe ao palco da Fábrica de Santo Thyrso no dia 25, pelas 18h30, para um concerto que promete ser um hino à liberdade. A entrada é livre mediante a apresentação de bilhete disponível na Loja Interativa de Turismo, no Centro Cultural Municipal de Vila das Aves e Biblioteca Municipal.
As comemorações do dia 25 começam com a Caminhada da Liberdade, pelas 9h00, com saída da Praça 25 de Abril. Seguindo-se, pelas 10h00, a inauguração, junto ao tribunal, de uma escultura alusiva aos 50 anos da democracia em Portugal, da autoria de Cristina Ataíde. O programa continua com a tradicional sessão solene, que tem lugar nos Paços do Concelho, a partir das 11h00.
No ano em que se celebram os 50 anos do 25 de Abril, a programação é alargada e tem início logo no dia 20, com a performance teatral “Rompe a Canção Que não Havia”, pela Companhia de Teatro Os Quatro Ventos. Trata-se de um espetáculo de imersivo que nasceu do levantamento de canções portuguesas dos anos 40, 60 e 80 do século XX. As sessões decorrem às 15h00, 16h00, 17h00, 18h00, 21h00 e 22h00 no Largo Coronel Batista Coelho, nº29, 1º andar, as reservas devem ser feitas através do ctosquatroventos@gmail.com ou pelo 964 310 500.
No dia 21, pelas 18h30, a Fábrica de Santo Thyrso recebe outro grande concerto: a galega Uxía. Com uma carreira de mais de 30 anos, o seu trabalho representa um ponto de encontro de diferentes culturas, com destaque para incursões pela obra de Zeca Afonso. O espetáculo tem entrada livre.
O teatro regressa dia 23 com o espetáculo “Mulheres de Abril”. Uma criação do centro artístico Nómada que pretende ser uma celebração da resiliência, solidariedade e da luta pela igualdade, a ser apresentado, pelas 21h30, na Fábrica de Santo Thyrso.
Dia 24 tem lugar a já tradicional Noite de Fado, em Vila Nova do Campo, que este ano contará com o projeto musical Fado-1111, dedicado à Canção de Coimbra.
Já no dia 26, é a vez de “Cartas de Abril” ser apresentado no Centro Cultural Municipal de Vila das Aves. Trata-se de uma criação teatral contemporânea a partir de testemunhos verdadeiros. Uma viagem ao passado real vertido em documentos textuais, fotográficos e videográficos, obtidos junto da comunidade durante três períodos de residência artística e pesquisa em diferentes geografias. As sessões decorrem às 15h30 e 21h30.
Nem o público infantil fica de fora da programação. Dias 26 e 27 os mais pequenos podem contar com um ciclo de cinema infantojuvenil, no Centro de Arte Alberto Carneiro. O 25 de Abril e a liberdade serão refletidos numa seleção de curtas-metragens de animação e imagem real que têm lugar às 10h30 para o 1º ciclo, e às 14h30 para o 2º e 3º ciclos.
Ainda no dia 27 será também feita a apresentação do livro infantil “O Meu Nome é Liberdade”. Trata-se de uma edição da Câmara Municipal de Santo Tirso que pretende contar aos mais novos o que mudou nesse dia de abril em que “mil vozes se ergueram, outras mil sonharam o futuro com todas as promessas por cumprir”, que conta com texto de João Filipe e ilustrações de Rafaela da Costa. A iniciativa decorre, pelas 15h00, no Museu Internacional de Escultura Contemporânea.
No mesmo dia, às 16h00 e 21h30, o Centro Cultural Municipal de Vila das Aves recebe “50 Anos a Sentir Abril”, um espetáculo do Teatro Aviscena que inclui um documentário que mergulha nas memórias experiências da comunidade avense durante a Revolução dos Cravos.
Já pelas 23h00, o Café Cultural Thigaz recebe o lançamento do livro “Terror e Miséria na Queda da Democracia”, um texto original da companhia Os Quatro Ventos que assenta no cruzamento estético e ideológico de duas obras de teatro épico de Bertolt Brecht com a energia disruptiva de um concerto de rap e hip-hop. A sessão irá contar com a interpretação de duas cenas, uma canção e ainda com um dj-set. As reservas podem ser feitas pelo email ctosquatroventos@gmail.com ou pelo 964 310 500.
De forma paralela, a Biblioteca Municipal dinamiza uma Comunidade de Leitores de caráter mensal, que contará com cinco sessões realizadas ao sábado, pelas 14h30. Com coordenação do professor Eusébio Machado, pretendem promover a interação, o diálogo e a partilha a partir de cinco romances que se constituem como diferentes visões do 25 de Abril. A primeira acontece dia 20 de abril e as inscrições devem ser feitas através do email biblioteca@cm-stirso.pt.
Já o Centro Cultural Municipal de Vila das Aves tem patente, até ao final do mês, “Recriar Pintando a Liberdade”. Uma exposição do Agrupamento de Escolas de São Martinho que procura abordar, de forma simbólica e criativa, o direito fundamental à liberdade.