Passar para o Conteúdo Principal
menu
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

Joaquim Couto debate flagelo da baixa taxa de natalidade em Portugal

30 Janeiro 2014

O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Joaquim Couto, vai receber, dia 31 de janeiro, sexta-feira, pelas 14h30, a líder do Departamento Nacional das Mulheres Socialistas, com o objetivo de abordar com Isabel Coutinho as temáticas da natalidade e da conciliação entre a vida profissional e familiar em Portugal.

Joaquim Couto reunirá com a líder do Departamento Nacional das Mulheres Socialistas e procurará apresentar soluções com vista a fazer face ao flagelo que atinge Portugal, detentor da segunda mais baixa taxa de natalidade na União Europeia: 8,5 nascimentos por mil habitantes (8,5 por cento), apenas abaixo da Alemanha, de acordo com os dados divulgados pelo Eurostat.

Os dados são ainda mais preocupantes quando se analisa a taxa de envelhecimento em Portugal, atualmente o sexto mais envelhecido do mundo. Em 40 anos, passou de país com a maior taxa de natalidade da Europa para o com a pior taxa. Em 2011, a idade média da população portuguesa era de 42 anos, enquanto, em 1960, era de 28 anos. No ano passado, o número de pessoas com menos de 15 anos já era inferior àquelas com idade igual ou superior a 65 anos.

A líder do Departamento Nacional das Mulheres Socialistas tem reunido, de norte a sul do país, com representantes das câmaras municipais e responsáveis por instituições e associações, com o intuito de recolher opiniões e contributos sobre a questão da natalidade e da conciliação familiar em Portugal.

Partilhar
ColorAdd Icone