Joaquim Couto considera que regresso da Volta é 'aposta ganha'

02 Julho 2014

PRESIDENTE DA CÂMARA E JOAQUIM GOMES APRESENTARAM HOJE, DIA 2 DE JULHO, QUINTA ETAPA

O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Joaquim Couto, e o diretor da Volta a Portugal em bicicleta, Joaquim Gomes, assinaram hoje, dia 2 de julho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o contrato que oficializa o regresso, dois anos depois, do concelho à mais importante prova do ciclismo nacional. Pela sétima vez na história da Volta, o Município vai acolher um final de etapa, a 5.ª, numa extensão de 161,3 km, dia 4 de agosto, com o pelotão a chegar ao Santuário de Nossa Senhora da Assunção, em Monte Córdova.

Depois de formalizado o acordo entre o Município de Santo Tirso e a empresa PODIUM, organizadora da 76.ª Volta a Portugal Liberty Seguros, o presidente da Câmara, Joaquim Couto, mostrou-se “satisfeito” por “um desporto tão acarinhado pela população portuguesa, em geral, e de Santo Tirso, em particular, voltar a passar pelo concelho”.

A autarquia vai investir cerca de 60 mil euros para acolher a 5.ª etapa da Volta a Portugal, mas Joaquim Couto não tem dúvidas de que “o retorno, para a economia local, é incomensuravelmente maior do que o investimento” feito este ano na chegada da caravana à Nossa Senhora da Assunção.

O presidente da Câmara defendeu também que, quando decidiu fazer regressar ao concelho a prova velocipédica nacional, “estava a interpretar o sentimento generalizado da população de Santo Tirso”, um Município com tradições no ciclismo, de onde é, aliás, natural um dos vencedores da Volta a Portugal, em 1962: José Pacheco.

Por isso, Joaquim Couto considerou que “Santo Tirso é um concelho com tradições no ciclismo”, o que também pesou na decisão do executivo municipal em voltar a ter uma etapa da mais importante prova velocipédica nacional no concelho, num local que “é considerado emblemático pela organização da Volta e pelos próprios ciclistas”.

“Santo Tirso não podia deixar de participar na Volta a Portugal”, foi perentório o presidente da Câmara, durante a apresentação da quinta etapa, certo de que “é uma aposta ganha” trazer a prova, dia 4 de agosto, a um concelho que “se quer afirmar sob o ponto de vista turístico”. E a Volta a Portugal, acrescentou, “é um meio por excelência para dar visibilidade e projeção ao concelho, por chegar a todo o país mas, acima de tudo, por ter repercussões internacionais, nomeadamente nas comunidades portuguesas espalhadas por todo o Mundo”.

Já o diretor da prova, Joaquim Gomes, agradeceu ao Município de Santo Tirso o facto de a Volta a Portugal “ter conseguido recuperar uma das mais interessantes etapas”, com a emblemática chegada à Nossa Senhora da Assunção. O antigo vencedor da Volta a Portugal sublinhou também que a passagem do pelotão pelo concelho coincide com “um ciclo de quatro dias muito difíceis para os ciclistas”, depois de etapas com chegada de coeficiente elevado em Braga, Montalegre, Senhora da Graça e Santo Tirso. “Os índices de cansaço estarão, por esta altura, muito altos, pelo que os ciclistas vão queimar, com toda a certeza, os últimos cartuchos na etapa que termina em Santo Tirso”, concluiu ainda Joaquim Gomes.