Joaquim Couto assume pelouro da inovação e dinamização económica

24 Outubro 2017

Inovação, Dinamização Económica e Internacionalização, Gestão de Fundos Comunitários, Regeneração Urbana, Cultura, Turismo e Obras Municipais são os pelouros que o presidente da Câmara de Santo Tirso, Joaquim Couto, vai assumir, tendo em conta as prioridades assumidas para o mandato 2017-2021. A vice-presidência da autarquia é assumida por Alberto Costa.

“Temos uma equipa motivada e com a ambição de continuar a mudar Santo Tirso. As nossas prioridades são públicas, sendo a captação de investimento uma delas. Por isso, decidi assumir esta pasta, em articulação com o vice-presidente Alberto Costa”, anunciou esta terça-feira Joaquim Couto.

A par da Inovação, Dinamização Económica e Internacionalização, o presidente da autarquia assume ainda a Gestão de Fundos Comunitários, a Regeneração Urbana, a Cultura, o Turismo e as Obras Municipais. São, segundo sublinhou, “áreas de grande importância no impacto económico do concelho, pelo que se revelam de grande importância nas políticas que vão ser tomadas nos próximos quatro anos”.

Na distribuição de pelouros, existem várias novidades. Para além da vice-presidência e da dinamização económica, Alberto Costa assume o pelouro da Governação Local e Cidadania, com a criação de um gabinete prioritário de atendimento às Juntas de Freguesia, bem como a Mobilidade Sustentável, os Serviços Gerais e os Recursos Humanos, este último em articulação com o presidente da Câmara .

Já a vereadora Ana Maria Ferreira, fica com as pastas do Ambiente, Desporto e Gestão Económica e Financeira. Exatamente o Ambiente é uma das áreas estratégicas assumidas para este mandato. “Como referi na tomada de posse, este pelouro é um desafio, porque há muito a fazer nesta matéria e queremos começar implementar o Plano Municipal do Ambiente no imediato”, apontou Joaquim Couto.

O quarto elemento da lista eleito pelo PS, José Pedro Machado, assume o cargo de vereador adjunto. Mantém a Coesão Social e a Saúde, aos quais se juntam as pastas da Proteção Civil, da Floresta e Bombeiros, da Proteção Animal e dos Serviços Urbanos.

Tiago Araújo fica responsável pelos pelouros da Cultura, Turismo e Juventude, que já tinha desde julho de 2015, aquando da entrada no executivo camarário, ficando também, a partir de agora, com as Relações Internacionais.

A sexta e nova vereadora eleita pelo PS, Sílvia Tavares, assume os pelouros da Educação e Formação, do Emprego e Inserção Profissional, da Modernização Administrativa e dos Sistemas de Informação.

“A eleição de mais um vereador foi, obviamente, uma mais valia, pois permitiu uma melhor distribuição dos pelouros, que irá resultar num trabalho mais cirúrgico em todas as áreas. O objetivo será, sempre, trabalhar para e com as pessoas”, enalteceu Joaquim Couto.