Passar para o Conteúdo Principal
menu
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

João Gomes Cravinho elogia captação de investimento estrangeiro em Santo Tirso

07 Dezembro 2023

O ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, esteve esta quarta-feira em Santo Tirso, onde, acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal, Alberto Costa, e pelo vice-presidente, Nuno Linhares, visitou a WEG, multinacional brasileira especializada no fabrico e comercialização de motores elétricos.

Durante a visita, inserida no programa Governo + Próximo, que durante os dias 6 e 7 de dezembro decorre no distrito do Porto, João Gomes Cravinho elogiou o trabalho desenvolvido pela unidade fabril localizada na Zona Empresarial da Ermida.

“Este é um excelente exemplo de atração de investimento e promoção da exportação”, referiu, salientando “o admirável trabalho desenvolvido ao nível da transição verde e transição digital”. “São fundamentais empresas como a WEG para contagiar positivamente o tecido empresarial nacional”, evidenciou.

No mesmo sentido, o presidente da Câmara Municipal, Alberto Costa, agradeceu à WEG o investimento que tem vindo a fazer no Município, “nomeadamente os 750 postos de trabalho”, lembrando que a autarquia, através do Invest Santo Tirso, tem apoiado a empresa desde a primeira hora.

“A captação de investimento privado é uma das prioridades deste executivo e por isso criámos o estatuto de Projeto de Interesse Municipal, de que a WEG beneficiou, para apoiar as empresas quer a nível de isenções de taxas e licenciamentos, quer na desburocratização, criando uma via-verde ao investimento, e assim atrair projetos que valorizam, não só o nosso território, como contribuem para o desenvolvimento do país. Esta aposta forte da WEG em Santo Tirso vem validar a nossa estratégia”, atestou.

O autarca, lembrou, ainda, os investimentos recentes nas zonas empresariais, nomeadamente, a nova ligação à Zona Empresarial de Fontiscos e reformulação do Nó da Ermida, realizada no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

“Trata-se da primeira obra do PRR para valorização de áreas empresariais a ficar pronta a nível nacional, e estamos já a trabalhar num novo projeto que consideramos prioritário, a construção de uma variante à Estrada Nacional 105, que ligará o nó da A3 à A41”, avançou Alberto Costa.

Por parte da WEG Portugal, o diretor-geral, António Duarte, apresentou os investimentos mais recentes da empresa, dando conta que com “52 parques fabris em 15 países ,e mais de 39 mil colaboradores em todo mundo, o grupo produz mais de 70 mil motores por dia”.

A ampliação das instalações da unidade fabril da WEG em Santo Tirso, atualmente em curso, tem um investimento previsto de 25 milhões de euros e a criação de 100 novos postos de trabalho nos próximos anos.

Visita realizou-se no âmbito do programa Governo + Próximo

Partilhar
ColorAdd Icone