Passar para o Conteúdo Principal
menu
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

Já arrancaram as comemorações do Dia da Proteção Civil em Santo Tirso

01 Março 2016
II CONFERÊNCIA MUNICIPAL, DECORRE A 3 DE MARÇO, E É DEDICADA À “EDUCAÇÃO PARA O RISCO”

Arrancaram hoje, 1 de março, na escola Secundária Tomaz Pelayo, as comemorações do dia da Proteção Civil. O programa conta com várias iniciativas, entre exposições, workshops e simulacros. A partir do dia 3 de março, todas as atividades decorrem na Fábrica de Santo Thyrso.

Nos primeiros dois dias de comemorações, a Proteção Civil vai às escolas do concelho. O arranque a aconteceu hoje com uma sessão na Escola Secundária Tomaz Pelayo, que contou com a presença do vereador da Proteção Civil, Alberto Costa.

Um dos destaques vai para a II Conferência Municipal de Proteção Civil que tem lugar no dia 3 e conta com um importante painel de especialistas nacionais e internacionais. A sessão de abertura faz-se pelas 09h00 e marca um dia repleto de conferências e debates. Dividida em dois painéis distintos, “Riscos” e “Incêndios Florestais”, a conferência decorrerá até às 17h30.

Entre os temas em destaque estarão a análise do risco de inundação no âmbito dos planos da Proteção Civil municipais e distritais – casos de estudo em Espanha, a vulnerabilidade das estruturas na interface urbano florestal aos incêndios florestais e uma mesa redonda sobre planeamento e emergência, que contará com a moderação do Coronel Teixeira Leite, representante do Exército Português. A inscrição para a Conferência é gratuita, mas obrigatória em www.santotirso.pt/diapcivil/index.php. A presença dará direito a um certificado de participação.

No dia 4 de março tem lugar uma mostra de meios e recursos, com uma cerimónia de abertura pela Banda Marcial da GNR do Porto, às 10h00. Entre as várias atividades que se realizam longo do dia, destaque para a ação de sensibilização em meios de 1ª intervenção e segurança contra incêndios, destinada aos alunos do 2º ciclo do ensino básico e secundário, e para a demonstração com cães da equipa cinotécnica da GNR.

Já no dia 5, é de realçar o workshop “Risco de incêndio em habitações e cuidados a ter”, a ação sobre os princípios de luta contra incêndios com manuseamento e utilização de extintores, seguida de uma demonstração de defesa pessoal. Todas as atividades são destinadas ao público em geral. Da parte da tarde, pelas 15h00, os Bombeiros Voluntários de Santo Tirso, Tirsenses e de Vila das Aves dinamizam um simulacro de incêndio industrial.
Durante os dias 4 e 5, decorrem algumas atividades permanentes, como o circuito de prevenção rodoviária, o simulador de capotamento e de taxa de alcoolemia, e uma exposição de trabalhos dos Clubes de Proteção Civil do concelho, que terminam pelas 18h00.

No domingo, 6 de março, último dia de mostra, terá lugar um concurso de incêndios urbanos, às 09h00, organizado pelos Bombeiros Voluntários de Santo Tirso, com encerramento previsto para as 12h30.

imagem
Partilhar
ColorAdd Icone