ISEP tem já mais de cem alunos em Santo Tirso

26 Novembro 2020

ANO LETIVO 2020/2021 CONTA COM TRÊS CURSOS E SEIS TURMAS

O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, a presidente do ISEP- Instituto Superior de Engenharia do Porto, Maria João Viamonte, e o diretor do Agrupamento de Escolas Tomaz Pelayo, Fernando Almeida, assinaram, esta quinta-feira, o protocolo de colaboração no âmbito do funcionamento dos cursos técnicos superiores na Fábrica de Santo Thyrso. No ano letivo 2020/2021 o ISEP vai contar com a presença de mais de cem alunos, distribuídos por seis turmas.

Desde que se instalou em Santo Tirso, em 2017, a oferta formativa do Instituto Superior de Engenharia do Porto não tem parado de crescer. Este ano letivo não é exceção e conta com cerca de 105 alunos distribuídos por seis turmas de três cursos: Tecnologia Mecânica – Engenharia Mecânica e Automóvel; Automação, Robótica e Controlo Industrial; e Sistemas Eletromecânicos.

“Este ano, a oferta volta a aumentar com três cursos a funcionar em pleno, o que significa que estamos no caminho certo para tornar o concelho mais competitivo na área da formação profissional”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa.

O autarca destacou ainda que “é com grande satisfação” que o Município tem visto o desenvolvimento da parceria com o ISEP, salientando que vem ao encontro da intenção da autarquia de “reforçar a oferta de cursos superiores no concelho”.

No mesmo sentido, também Maria João Viamonte disse ser intenção do Instituto que preside “continuar a aprofundar a colaboração com o Município e trazer cursos novos para a Fábrica de Santo Thyrso”.

Fernando Almeida, diretor do Agrupamento de Escolas Tomaz Pelayo, destacou o facto de se tratar de uma parceria muito proveitosa para todos os envolvidos, “acima de tudo para os alunos, já que se trata de uma oferta de cursos vocacionados para áreas práticas de grande empregabilidade”.

Os cursos técnicos superiores profissionais são ciclos de estudos superiores não conferentes de grau, que atribuem um diploma de técnico superior profissional. Distinguem-se de outras formações do ensino superior por terem uma forte componente técnica, orientada para a prática e para o exercício profissional. O último semestre é integralmente dedicado à formação em contexto de trabalho, o estágio, o que permite aos estudantes aplicar os conhecimentos e as competências desenvolvidas em contexto empresarial, com o acompanhamento do supervisor da empresa e a orientação de um docente do curso.