Investimento de 1,7 milhões em empresa de Santo Tirso

30 Outubro 2019
Visita a lantal  1  1 980 2500

LANTAL TEXTILES QUER DUPLICAR CAPACIDADE PRODUTIVA E AUMENTAR NÚMERO DE TRABALHADORES NA UNIDADE DE ÁGUA LONGA

O Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, esteve esta terça-feira em Santo Tirso para, juntamente com o presidente da Câmara Municipal, Alberto Costa, assinalar um investimento de 1,7 milhões de euros, na freguesia de Água Longa. A Lantal Textiles tem mais de 130 colaboradores e passa a ter em Santo Tirso a base do negócio que lidera no mercado dos têxteis para transporte terrestre.

Com uma história de mais de 200 anos, a Lantal Textiles, antiga Gierlings Velpor adquirida agora pelo grupo Suíço, “é um excelente exemplo do setor têxtil de Santo Tirso”, por “aliar à experiência e tradição, a inovação, modernização e internacionalização”. Esta é a convicção do presidente da Câmara de Santo Tirso, Alberto Costa que, em declaração aos jornalistas, a propósito do investimento da empresa, em Água Longa, sublinhou que a autarquia “aplaude a ambição de alcançar a liderança no mercado dos têxteis para transporte terrestre” e vê com “grande satisfação a conclusão deste investimento de 1,7 milhões de euros que irá permitir um aumento de mais de 20 postos de trabalho”.

A Lantal Textiles SA é uma empresa especializada na decoração de interiores de transportes públicos para terra, água e ar, nomeadamente estofos, carpetes, cortinas, forros de teto, entre outros produtos. O investimento agora anunciado inclui, de acordo com a empresa, “a aquisição de equipamento moderno, com vista ao aumento da capacidade de produção técnica e reforço da capacidade de tecelagem e acabamentos”. Agora, a unidade em Santo Tirso passa a concentrar a base do negócio de transportes terrestres do grupo Suíço.

Para Alberto Costa, “é um orgulho e prestígio acolher em Santo Tirso um grupo tão reputado internacionalmente”. O autarca assegura que a Câmara Municipal será sempre um agente facilitador da atividade empresarial, “seja através do Invest Santo Tirso, no acompanhamento de todos os processos e burocracias, ou através do investimento na melhoria de acessibilidades e infraestruturas”.

Já o ministro da Economia, Siza Vieira, incentivou as empresas portuguesas a investir “na economia circular, na melhoria de produtos, na capacidade de reduzir desperdício, da melhoria da eficiência energética e na qualificação dos recursos humanos e da gestão”.  “É importante investir, mesmo nos momentos em que os mercados estão mais incertos. As políticas públicas devem continuar a ajudar esse investimento”, sublinhou.

A Lantal Textiles SA concentra toda a cadeia de produção, desde tecelagem, coloração, impressão e enobrecimento têxtil, incluindo laboratórios de apoio. Prevê atingir, em 2019, um volume de negócios de oito milhões de euros e conta com 130 colaboradores – número que aumentará com a conclusão deste investimento.

Visita à Lantal (2)