Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana premeia Museus de Santo Tirso

26 Dezembro 2016

MUNICÍPIO RECEBEU GALARDÃO PELOS PROJETOS DO MUSEU MUNICIPAL ABADE PEDROSA E MUSEU INTERNACIONAL DE ESCULTURA CONTEMPORÂNEA

Santo Tirso foi premiado com o galardão Especial do Júri do Prémio Nuno Teotónio Pereira, pelo projeto de requalificação do Museu Municipal Abade Pedrosa e construção da sede do Museu Internacional de Escultura Contemporânea, obras da co-autoria dos arquitetos Souto de Moura e Siza Vieira. O prémio foi atribuído pelo Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), no passado dia 20 de dezembro, em Lisboa.

O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) atribuiu o “Prémio Especial Nuno Teotónio Pereira”, na variante reabilitação de edifício, ao projeto de requalificação do Museu Municipal Abade Pedrosa e construção da sede do Museu Internacional de Escultura Contemporânea.

Na cerimónia pública de entrega de prémios relativos ao ano de 2016, que decorreu em Lisboa no dia 20 de dezembro, o Município de Santo Tirso recebeu, pela primeira vez, o galardão especial pela obra conjunta da autoria dos “Nobel da Arquitetura” Siza Vieira e Souto de Moura.

“Este galardão só vem confirmar a excelência da obra conjunta da requalificação do Museu Municipal Abade Pedrosa e da construção da sede do Museu Internacional de Escultura Contemporânea, bem como a qualidade dos autores escolhidos pelo Município de Santo Tirso para dar corpo a um sonho com mais de 25 anos. É um prémio que dá mais um forte contributo para a projeção turística e cultural do concelho e que destaca a importância das políticas de regeneração urbana postas em prática pelo Município nas últimas três décadas”, congratulou-se o presidente da Câmara, Joaquim Couto.

O prémio do IHRU distingue anualmente os melhores projetos nacionais em matéria de reabilitação urbana, com o objetivo de valorizar as boas práticas urbanísticas.