Passar para o Conteúdo Principal
menu
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

Instalação da rede de saneamento em Burgães e Sequeirô está concluída

26 Outubro 2023

INVESTIMENTO DE 1,7 MILHÕES DE EUROS, COMPARTICIPADO EM 54,5 POR CENTO PELA CÂMARA DE SANTO TIRSO

A empresa Águas do Norte concluiu a empreitada de instalação da rede de saneamento de águas residuais nas freguesias de Burgães e Sequeirô. A obra envolveu um investimento de cerca de 1,7 milhões de euros, comparticipado em 54,5 por cento pela Câmara Municipal de Santo Tirso e o restante por fundos comunitários.

A empreitada abrangeu a instalação da rede de saneamento de águas residuais, na freguesia de Burgães, numa extensão de cerca de cinco quilómetros e 295 ramais domiciliários, e na freguesia de Sequeirô, numa extensão de 75, quilómetros e 409 ramais domiciliários.

As obras resultaram de uma parceria entre a Câmara Municipal de Santo Tirso e a Águas do Norte, enquanto entidade gestora do Sistema de Águas da Região do Noroeste.

Segundo o presidente da autarquia, Alberto Costa, “está assim cumprido mais um compromisso assumido pelo atual executivo camarário, que representa não só um investimento na preservação do meio ambiente, como também uma significativa melhoria na qualidade de vida das populações”.

Encontrando-se todas as infraestruturas concluídas e em condições técnicas para entrarem em funcionamento, irá arrancar em breve o período para os proprietários servidos pela nova rede de saneamento procederem à ligação das suas habitações aos respetivos ramais domiciliários de saneamento.

Esta ligação é obrigatória por lei e gratuita para todos os ramais domiciliários que não ultrapassem os 20 metros de extensão entre a rede pública de saneamento e o limite de cada propriedade. Para a sua concretização, os proprietários devem entrar em contacto com a Águas do Norte, através da sua Loja de Atendimento a Clientes, em Santo Tirso, ou pelos meios digitais ou telefónicos disponíveis para esse efeito.

Além do financiamento em 54,5 por cento da Câmara Municipal de Santo Tirso, a instalação das redes de saneamento de águas residuais em Burgães e Sequeirô contou com a comparticipação do POSEUR – Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

Atualmente está em curso a empreitada de instalação da rede de saneamento de águas residuais no loteamento da Guarda, na freguesia da Reguenga. Um investimento de cerca de 143 mil euros, que envolve a construção de 28 ramais, numa extensão de um quilómetro.

Partilhar
ColorAdd Icone