Inaugurada nova praça de acesso à Escola D.Dinis

15 Setembro 2017

A Escola Básica e Secundária D. Dinis ganhou uma nova praça, junto à Rua da Misericórdia. A intervenção, a cargo da Câmara Municipal de Santo Tirso, integrou a requalificação deste espaço público com a ampliação de zonas pedonais e de lazer, bancos e jardim, e foi inaugurada esta sexta-feira.

Uma obra que vem melhorar os acessos e funcionamento do espaço exterior durante todo o ano letivo. A Escola Básica e Secundária D. Dinis tem agora uma nova praça de acesso, resultado de um investimento da Câmara Municipal de Santo Tirso no valor de 70 mil euros.

“É mais um compromisso cumprido, e que teve um resultado muito positivo. É um espaço exterior que ficou muito bonito, que dignifica a escola e melhora o acesso à mesma, tornando a zona fronteira deste espaço escolar um lugar aprazível para os alunos”, declarou aos jornalistas o presidente da Câmara Municipal, Joaquim Couto, durante a inauguração da obra, esta sexta-feira.

A praça, com cerca de 1300 metros quadrados, conta com espaços ajardinados, bancos e um espaço “Kiss and Ride”, ou seja, uma zona de estacionamento temporário para os pais pararem os carros para deixar os filhos.

Cláudia Soares, diretora do Agrupamento da Escola Secundária D. Dinis, não poupou elogios à intervenção: “O espaço que tínhamos era caótico. Às horas de entrada na escola, ao almoço e à saída era muito complicado. Para além disso, na altura em que a escola foi requalificada, a entrada principal foi alterada e o espaço não estava adaptado, portanto saía-se em cima do estacionamento. Os pais também queriam garantir a entrada e segurança dos alunos. Portanto, a criação desta praça foi ótima, dá visibilidade à escola e garante um acesso organizado, que é importante, porque os alunos podem acabar as suas aulas, sair, estar à espera do transporte e terem bancos para se sentarem”.

A obra faz parte de um conjunto de várias requalificações de que está a ser alvo esta urbanização, mais concretamente com a criação do Parque Urbano de Geão, um espaço que vai ter ligação direta à Escola D. Dinis e que contempla ainda um parque infantil e um skate parque.

“Para além do skate parque, inaugurado no mesmo dia que esta praça, também vamos fazer uma abertura do Parque de Geão, que não existe, como ligação à Escola D. Dinis, para que toda a população, funcionários, professores, alunos que frequentam a escola, tenham acesso direto, independentemente da ligação que já existe através da Biblioteca Municipal”, concluiu o Joaquim Couto.

Praça D.Dinis