Inaugurada a requalificação da Rua Ferreira de Lemos

28 Março 2022

INTERVENÇÃO INSERE-SE NO PLANO DE MOBILIDADE SUSTENTÁVEL DO MUNICÍPIO

O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, e o presidente da União de Freguesias de Santo Tirso, Couto (Santa Cristina e São Miguel) e Burgães, Jorge Gomes, inauguraram a requalificação da Rua Ferreira de Lemos. A intervenção, implementada no âmbito do plano de mobilidade sustentável do Município, resulta de um investimento da autarquia de cerca de 1,3 milhões de euros.

Dando continuidade ao plano de requalificação do centro da cidade, e no seguimento da intervenção realizada na Praça Camilo Castelo Branco, a Câmara Municipal de Santo Tirso beneficiou a Rua Ferreira de Lemos.

Com o objetivo de privilegiar peões e bicicletas, foi criada uma ciclovia dedicada em contra fluxo. No segmento norte, o sentido do trânsito foi alterado, passando a ser orientado a partir do entroncamento com a Rua Encosta Nascente/ Rua Nova da Telheira para a Praça Camilo Castelo Branco. Passou, ainda, a ser possível a circulação automóvel entre a Rua Nova da Telheira e a Rua Encosta Nascente.

O presidente da Câmara, Alberto Costa, aproveitou a ocasião para lembrar que a intervenção realizada “não só traz uma nova centralidade a uma artéria que até então era, essencialmente, de saída da cidade, como vem valorizar toda a rua”.

No mesmo sentido, também o presidente da União de Freguesias de Santo Tirso, Couto (Santa Cristina e São Miguel) e Burgães, Jorge Gomes, mostrou-se satisfeito com a requalificação, salientando “que vai contribuir para aproximar Santa Cristina do Couto do centro da cidade”.

A intervenção resultou de um investimento de 1,3 milhões de euros por parte da autarquia. Para além da redefinição de zonas de estacionamento e das áreas de circulação pedonal, foram criadas pequenas áreas de jardim, com colocação de arborização ao longo de toda a rua, colocado piso em betuminoso e executadas infraestruturas para rede de águas pluviais, elétrica e de telecomunicações.

Intervenção insere-se no plano de mobilidade sustentável do município