Inaugurada a requalificação da Praça Camilo Castelo Branco

04 Julho 2017

PRINCIPAL ENTRADA DE SANTO TIRSO GANHA NOVA VIDA

Num investimento da autarquia de 800 mil euros, a obra vem dar nova vida à principal entrada da cidade, solucionando os constrangimentos na circulação rodoviária local. A criação de uma rotunda, passeios alargados e percursos pedonais e cicláveis são as grandes novidades.

“Temos hoje uma nova entrada na cidade, com mais dignidade e mais qualidade”. Palavras de Joaquim Couto, na inauguração da requalificação da Praça Camilo Castelo Branco, que teve lugar na última sexta-feira. De cara lavada, a principal entrada de Santo Tirso conta agora com uma rotunda e passeios alargados, com vista a eliminar os constrangimentos rodoviários no local.

“Este é um cruzamento essencial, distribuidor de tráfego num local onde passam milhares de pessoas por dia, e o seu funcionamento em pleno é fundamental para a boa circulação do trânsito da cidade”, explicou aos jornalistas o presidente da Câmara Municipal.

Num investimento da autarquia no valor de 800 mil euros, a intervenção incluiu ainda a criação de percursos pedonais e cicláveis. “Esta é uma obra, como outras que estão em execução, faz parte do Plano de Mobilidade Sustentável de Santo Tirso, que inclui o alargamento de passeios, a melhoria da segurança pedonal, bem como a introdução das vias clicáveis, como alternativa ao carro e autocarro”, acrescentou o autarca.

Para Jorge Gomes, presidente da União de Freguesias de Santo Tirso, Couto (Santa Cristina e São Miguel) e Burgães, “este pode ser o arranque para que Santo Tirso seja o exemplo de uma cidade cada vez mais urbana, mas ao mesmo tempo uma cidade que aderiu à boa mobilidade e às boas práticas ambientais. É uma nova imagem que há muito merecíamos, e que, de alguma forma, todos os que gostam da nossa terra reivindicavam”, elogiou.

Na praça Camilo Castelo Branco está ainda em marcha a resolução da questão do prédio abandonado. “O prédio está atualmente na fase de limpeza interna, de reorganização e de demolição. O projeto de arquitetura está completamente concluído, e seguir-se-á o licenciamento. À semelhança de outros empreendimentos de interesse municipal, a Câmara está a trabalhar muito de perto com este projeto, e, portanto, dará todas as facilidades, dentro da lei, para que tudo seja feito o mais rapidamente possível” explicou Joaquim Couto.

Inauguração Praça Camilo Castelo Branco_