Inauguração da Reabilitação da Quinta de Fora da Escola Profissional Agrícola Conde S. Bento

09 Outubro 2015

O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Joaquim Couto, vai inaugurar no próximo domingo, 11 de outubro, pelas 16h00, a reabilitação da Quinta de Fora da Escola Profissional Agrícola Conde São Bento.
O arranque das novas instalações ficará marcado por um show-cooking a cargo da vencedora do primeiro programa Masterchef Portugal, Lígia Santos, e por algumas demonstrações de cocktails.
O momento contará ainda com a participação dos alunos da Escola Profissional Agrícola Conde de São Bento, e será aberto a toda a população.

Os trabalhos de requalificação da Casa da Eira incluem um auditório, duas salas para formação para o Centro de Educação Ambiental e espaço para exposições. Já no outro edifício inserido na quinta, estará instalada uma cozinha, sala de restauração, bar e três quartos.
A casa do caseiro irá albergar o programa destinado a Escola-Hotel. Para tal, o piso térreo é destinado a cozinha, sala de restauração e bar e instalações sanitárias para os utentes e, no piso superior, três quartos, sendo um organizado em suite. Para cumprimento das exigências técnicas e funcionais foi necessário construir um piso enterrado.
Esta obra insere-se no Plano de Regeneração Urbana (PRU) das margens do Ave, sendo comparticipada por fundos comunitários.
Dos 1,6 milhões de euros de investimento na Quinta de Fora, 25% são suportados pela autarquia de Santo Tirso que, acredita Joaquim Couto, será, também, um "utilizador frequente" deste espaço para a realização de debates, exposições e promoção da gastronomia.
A quinta possui dois edifícios - a Casa de Sequeiro e um edifício mais pequeno ao lado da eira -, onde vão decorrer as vertentes mais práticas dos cursos de hotelaria e turismo, uma vez que a escola se mantém nas atuais instalações do Mosteiro.
Na Casa de Sequeiró ficará o Centro de Educação Ambiental, um auditório, salas de aulas e de exposições/eventos, enquanto na casa contígua à eira funcionará uma cozinha pedagógica, zona de restaurante, balneários e áreas técnicas.