Passar para o Conteúdo Principal
menu
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

Inauguração da nova ligação Viária em Vila Nova do Campo

20 Junho 2016

PRESIDENTE DA CÂMARA DE SANTO TIRSO NA INAUGURAÇÃO DA NOVA LIGAÇÃO VIÁRIA EM VILA NOVA DO CAMPO:

“ESTAMOS A MELHORAR A QUALIDADE
DE VIDA DAS PESSOAS”

O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Joaquim Couto, e o presidente da Junta de Freguesia de Vila Nova do Campo, Marco Cunha, inauguraram no passado sábado a ligação viária da Travessa da Quelha e Rua de Marecos. O investimento, de 80 mil euros, surge como alternativa à estrada municipal e ligação à VIM, há muito esperada pela população local.

Apesar de não ser uma obra com um investimento avultado, como reconheceu Joaquim Couto, a intervenção revela-se de “extrema importância” para a população. ”É uma obra que economiza tempo, quer no trânsito rodoviário, quer no trânsito pedonal. E é isso que a Câmara Municipal tem vindo a fazer, dar prioridade a investimentos estruturantes e dialogados com as freguesias, para dar respostas úteis e eficazes às pessoas”, realçou.

O tempo, acrescentou o autarca na cerimónia de inauguração, “não é para investimentos megalómanos, mas para investimentos inteligentes e de proximidade, como este, que melhoram significativamente a qualidade de vida da população”.

A obra incluiu a pavimentação da faixa de rodagem com cubos de granito e das zonas de circulação pedonal com pedra-de-chão, bem como a criação e beneficiação das infraestruturas de drenagem de águas pluviais. Esta intervenção permitirá à população local ter uma alternativa à estrada municipal e ligação direta à VIM.

A nova ligação viária está incluída num conjunto vasto de obras de melhoramento das acessibilidades por todo o concelho, que a Câmara de Santo Tirso tem vindo a desenvolver. “São pequenos investimentos e pequenas obras mas que resolvem grandes problemas. Em 2014, decidimos atribuir meio milhão de euros pelas freguesias, em benefício da descentralização e da proximidade de execução deste tipo de obras. Com esse dinheiro e com outras receitas das freguesias, tem sido possível concretizar projetos como este”, explicou aos jornalistas Joaquim Couto.

Já o presidente da Junta de Vila Nova do Campo, Marco Cunha, acentuou a importância da obra para a freguesia. “Esta ligação tem dois simbolismos: o de prolongar o nosso princípio de servir com descentralidade, dado que somos uma freguesia agregada, e o de trazer nova vida a esta zona um bocadinho esquecida, aqui no meio do campo. Para além disso, esta ligação permite a entrada diretamente na VIM, poupando à população local 800 metros de trânsito pela estrada municipal”, explicou.

A médio prazo, a Câmara Municipal prevê investir cerca de 30 milhões de euros, só no melhoramento das acessibilidades, por via de fundos comunitários. Até ao final do mandato e por via do orçamento municipal, a autarquia prevê ainda avançar com a requalificação da rede viária secundária do concelho, num investimento de cerca de 2,2 milhões de euros.

imagem

Partilhar
ColorAdd Icone