I edição do Trail do Jesuíta dominada por atletas de Santo Tirso

16 Fevereiro 2014

Os atletas de Santo Tirso Diogo Fernandes e Albino Magalhães ocuparam os dois primeiros lugares do pódio na I edição do Trail do Jesuíta, que hoje, dia 16 de fevereiro, se realizou entre o Complexo Desportivo Municipal e os montes Padrão e Nossa Senhora da Assunção, numa iniciativa do Município de Santo Tirso, em parceria com a Confraria Trotamontes e a secção de orientação e desportos aventura dos Trampolins de Santo Tirso. Campeão europeu de trail, o espanhol Raul García Castán ocupou o último lugar do pódio, com o tempo de 2:11:28 horas, mais três minutos do que o vencedor.

Em femininos, a vitória sorriu a Rosa Madureira, do FC Penafiel, que percorreu os 25 km da prova em 2:26:38 horas, seguida de Natércia Silvestre, do Salomon Portugal, e de Ana Martins Gonçalves, do Alive Fitness Club, com os tempos de 2:59:38 e 3:07:38 horas, respetivamente.

O dia nasceu com nevoeiro, mas sem chuva, as condições perfeitas para a realização das duas provas da primeira edição do Trail do Jesuíta: uma de 25 km, para a qual se inscreveram mais de 400 “trail runners”, e uma caminhada de 10 km, participada por mais de 100 atletas.

A iniciativa foi um verdadeiro sucesso do ponto de vista desportivo e constituiu uma autêntica jornada de propaganda para as condições existentes em Santo Tirso no que respeita aos desportos praticados ao ar livre, graças ao património paisagístico natural do concelho e à aposta do Município em valorizar os percursos pedestres.

Presente na cerimónia de entrega de prémios aos vencedores e participantes no Trail do Jesuíta, o presidente da Câmara de Santo Tirso reconheceu que “a prova suplantou todas as expetativas, para primeira edição”. Joaquim Couto está convicto de que a iniciativa organizada pelo Município, em parceria, “tem condições de crescer no futuro” e “ser mesmo uma prova de referência a nível nacional e internacional”.

O presidente da Câmara agradeceu ainda a presença de todos quantos participaram no Trail do Jesuíta e deixou a garantia de que, em 2015, Santo Tirso vai voltar a ser a capital do trail europeu. “Se depender da autarquia, a segunda edição será uma realidade no concelho”, concluiu Joaquim Couto.

Mais resultados sobre a I edição do Trail do Jesuíta podem ser consultados em http://confraria-trotamontes.com/jesuita/2014/resultados/