Hospital de Santo Tirso com investimento de 5,3 milhões garantido

03 Maio 2019

O Ministério da Saúde garantiu hoje o investimento de 5,3 milhões de euros para o Hospital de Santo Tirso ao publicar em Diário da República o Programa de Investimentos na Área da Saúde, no qual a unidade hospitalar está englobada.  “Tratou-se de um longo processo, mais demorado do que seria desejável, mas que finalmente garante o investimento necessário para o Hospital de Santo Tirso”, congratula-se o presidente da autarquia, Joaquim Couto.

O investimento para a requalificação do Hospital de Santo Tirso está desbloqueado. Na lista dos 10 hospitais do Serviço Nacional de Saúde em que o Governo pretende investir, o Hospital de Santo Tirso aparece com um dos maiores investimentos, no valor de 5,3 milhões de euros, destinados à melhoria de infraestruturas e equipamentos.

“Trata-se de uma importante conquista para Santo Tirso, pela qual a Câmara Municipal muito batalhou e que irá permitir avançar com uma série de obras que irão melhorar a prestação de cuidados de saúde à população”, realça Joaquim Couto.

Numa reunião recente com a ministra da Saúde, Marta Temido, revela, “tivemos a garantia de que o desbloqueio desta verba estava para breve”. Assim foi. “Aguardamos, agora, que o concurso possa ser lançado rapidamente, de forma a que as obras arranquem com a maior brevidade possível”, sublinha o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso.

Reconhecendo que este foi um processo que demorou “demasiado tempo”, o autarca recorda que o desbloqueamento da verba estava dependente da secretaria de Estado do Tesouro, depois de em 2017 o ministério da Saúde ter autorizado o investimento.

Agora, a publicação em Diário da República, acrescenta Joaquim Couto, “é o sinal inequívoco de que o investimento é para concretizar”. “As obras irão arrancar este ano. Tal como em todo este processo, a Câmara de Santo Tirso continuará atenta e interventiva no sentido de melhorar as condições do Hospital”, enfatiza.