Habitações Municipais da Reguenga já estão recuperadas

06 Julho 2020

CÂMARA DE SANTO TIRSO INVESTE 270 MIL EUROS E GARANTE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DAS CASAS

O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, inaugurou, esta segunda-feira, as obras de beneficiação e requalificação das Habitações Municipais da Reguenga. O investimento insere-se na estratégia de regeneração urbana para os edifícios de habitação municipal que está a ser levada a cabo no concelho.

As obras de beneficiação e requalificação do Complexo Habitacional da Reguenga já estão concluídas e foram inauguradas, esta segunda-feira, pelo presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, acompanhado pelo presidente da Junta de Freguesia da Reguenga, Márcio Pinho.

A intervenção, com vista à melhoria da eficiência energética das habitações, incluiu a aplicação de reboco térmico nas paredes exteriores, substituição de chapas de fibrocimento da cobertura, assim como das caixilharias e do esquentador existente por uma bomba de calor para preparação de água quente.

“Este é o terceiro complexo habitacional propriedade da Câmara Municipal de Santo Tirso a ter as suas obras de requalificação concluídas. Vamos intervir em todas as habitações municipais, num investimento global de quatro milhões de euros”, explicou Alberto Costa.

O autarca defendeu que se trata de “um investimento inteligente e sustentável” que irá permitir “uma maior poupança de energia e tornar as habitações mais amigas do ambiente”. Para além de um maior conforto térmico, as mudanças irão traduzir-se, ainda, na redução dos valores da fatura da eletricidade. Algo que, para Alberto Costa, resolve duas questões essenciais: “Para além de trazer uma melhoria significativa na qualidade de vida da população, é um exemplo de sustentabilidade ambiental”.

Com 24 habitações, ocupadas com cerca de 70 pessoas, os dois edifícios que formam o Complexo Habitacional da Reguenga foram intervencionados num investimento na ordem dos 270 mil euros.

Câmara de Santo Tirso investiu 270 mil euros na recuperação do Complexo Habitacional