Governo aposta no crescimento do Hospital de Santo Tirso

02 Agosto 2016

SECRETÁRIO DE ESTADO DA SAÚDE ANUNCIOU A CRIAÇÃO DE UM NOVO EDIFÍCIO

Mais recursos humanos, melhoria de infraestruturas e a criação de um novo edifício no valor de quatro milhões de euros, são os projetos que o Governo quer pôr em prática no Hospital de Santo Tirso. O anúncio foi feito pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, numa visita à unidade hospitalar, acompanhado pelo presidente da Câmara, Joaquim Couto.

“Um compromisso sério e claro a desenvolver em Santo Tirso”, foi a promessa feita pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, na visita ao Hospital de Santo Tirso da passada sexta-feira. Depois de uma reunião com vários profissionais de saúde, o governante garantiu o apoio na resolução das diferentes lacunas existentes na unidade hospitalar do concelho.

“É notável a falta de recursos humanos, fruto de uma paragem que nos últimos quatro anos houve nesta unidade. A partir daqui, há um compromisso sério do Ministério da Saúde com a Câmara e com o Serviço Nacional de Saúde, em dotar novamente o hospital com pessoas, condições de saúde e investimento, para conseguir que este centro hospitalar volte a ter a dignidade que tinha no passado”, garantiu.

Do compromisso assumido, faz parte a criação de um novo edifício, candidato a fundos comunitários, que resultará num investimento de quatro milhões de euros. “Temos um plano sólido, de criação de um novo edifício com diferentes serviços, mas acima de tudo, vamos tentar colmatar algumas questões do dia-a-dia, de modo a que o hospital volte a dar a resposta que os utentes precisam. Ao nível dos recursos humanos, abrimos há muito pouco tempo12 vagas nas áreas com mais lacunas neste Hospital, e esperamos conseguir cativar médicos para que venham para cá. O que faltava aqui, essencialmente, era um projeto, uma estratégia clara, e agora isso existe”, afirmou.

O investimento, contará ainda com o apoio e financiamento da Câmara Municipal, como explicou aos jornalistas o presidente da Câmara, Joaquim Couto. “ A presença do secretário de Estado aqui é para nós muito importante, porque significa que agora há um projeto político do Ministério da Saúde para Santo Tirso. Já há comprometimento com recursos humanos, pequenos investimentos, e a Câmara contribuirá com 15% do necessário para ajudar à candidatura a fundos comunitários do novo edifício. Penso que, em conjunto, vamos conseguir resolver tudo isto, e devolver ao nosso Hospital a confiança e a qualidade que já teve, e que queremos recuperar”, afirmou o autarca.

O projeto do novo edifício, que albergará, entre outros, o serviço de medicina interna, já tinha sido aprovado em 2011, tendo entretanto sido suspenso pelo anterior Governo da coligação PSD/CDS-PP. Agora, volta de novo à ordem do dia, podendo vir a beneficiar cerca de 250 mil habitantes, pertencentes aos municípios da Trofa, Santo Tirso e Famalicão.

António Barbosa, presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Médio Ave, destacou a importância desta visita. “As principais preocupações do Centro Hospitalar do Médio Ave são sempre dar a melhor resposta às necessidades que os utentes procuram. A presença do Secretário de Estado é importantíssima para verificar in loco as dificuldades que temos e as possíveis soluções para esses problemas. O investimento de 4 milhões de euros já está projetado, e certamente que com este apoio tudo será feito para nos ajudar a realizar este objetivo o mais rapidamente possível”.

Secretário de Estado anunciou investimentos