'Garantia Jovem' vai unir instituições do concelho no combate ao desemprego

27 Setembro 2016

PROGRAMA FUNCIONARÁ EM REDE, COM UM CONJUNTO ALARGADO DE PARCEIROS A NÍVEL LOCAL

Identificar jovens que não estudam nem trabalham e integrá-los no mercado de trabalho é o objetivo do programa “Garantia Jovem”, apresentado esta segunda-feira, 26 de setembro, às várias instituições do concelho, no Salão Nobre da Câmara Municipal. O momento contou com a presença do presidente da Câmara, Joaquim Couto, e da Diretora do Instituto de Emprego e Formação Profissional de Santo Tirso e Trofa, Isabel Cruz.

A Câmara Municipal de Santo Tirso é a primeira instituição do concelho a juntar-se à ação “Garantia Jovem”, iniciativa que pretende dar resposta à elevada taxa de desemprego desta faixa etária. A iniciativa, que pretende unir as várias entidades do concelho, foi apresentada esta segunda-feira às várias instituições do concelho, no Salão Nobre da Câmara Municipal.

Em parceria com o Instituto de Emprego e Formação Profissional de Santo Tirso e Trofa, as juntas de freguesia e instituições do concelho terão papel ativo e preponderante nesta ação, podendo sinalizar através de uma plataforma online jovens com menos de 30 anos de idade, desempregados, que não estudem nem trabalhem ou frequentem qualquer tipo de formação, podendo acompanhar e monitorizar a sua situação profissional.

“É uma iniciativa de caráter nacional, implementada pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional, mas cabe-nos a nós, Câmara, incentivar o diálogo com os parceiros locais, de forma a otimizar o trabalho das instituições e a servir melhor o concelho, neste caso em concreto, os mais jovens. Num trabalho em rede, queremos envolver também as juntas de freguesia, porque é um programa que conta com a colaboração de todos e onde ganhamos todos”, explicou o presidente da Câmara, Joaquim Couto.

A iniciativa assenta num compromisso de que, gradualmente e num prazo de 3 meses após o jovem sair do sistema de ensino ou do mercado de trabalho, lhe seja feita uma oferta de emprego, de continuação dos estudos, de formação profissional ou de estágio.

“Esta ação não funcionaria se não contássemos com o apoio da Câmara Municipal. Temos já várias parcerias no terreno, construídas graças ao diálogo da Câmara com as instituições. Podemos falar já de várias pessoas que tiveram formação na Macosmi e que estão neste momento a trabalhar, e há já perspetiva de formação numa nova empresa. Para além disso tem havido uma forte componente de trabalho na rede social, nomeadamente na formação de jardineiros e cantoneiros, que a Câmara Municipal tem inserido no mercado de trabalho. Muitas vezes falamos de pessoas que, mesmo jovens, já tinham desistido da hipótese trabalhar, por isso a ajuda destas instituições é preciosa para os sinalizarmos e lhe darmos um futuro”, elogiou Isabel Cruz.

Esta ação funcionará em rede, com um conjunto alargado de parceiros a nível local, através da rápida identificação e ativação dos jovens e da oferta de respostas ajustadas às suas necessidades. Estes parceiros vão articular-se de forma a encaminhar os jovens para as soluções mais adequadas, de acordo com as suas expectativas e necessidades, fazendo com que participem sucessivamente nas ações necessárias para completar o seu percurso educativo e profissional até serem integrados no mercado de trabalho.

Nesta missão estarão envolvidos diversos organismos com competências nas áreas da educação, formação, emprego, segurança social e juventude, como o Instituto de Emprego e Formação Profissional, o Instituto da Segurança Social e ainda a Direção Geral do Ensino Superior.
A Câmara Municipal de Santo Tirso tem vindo já a desenvolver este tipo de intervenções de combate ao desemprego jovem e de longa duração promovendo programas, candidaturas e contactos junto do tecido empresarial do concelho e da região, assim como reforçando a rede de parcerias institucionais, nomeadamente com o IEFP.