Futuro da Mobilidade Sustentável em debate com ministro do Ambiente

13 Novembro 2019

DIA 25 DE NOVEMBRO, PELAS 10H00, NA FÁBRICA DE SANTO THYRSO

“Mobilidade Sustentável: Agora ou Nunca” é o tema da conferência organizada em parceria entre a Câmara Municipal de Santo Tirso e o Jornal de Notícias e que irá realizar-se no dia 25 de novembro, na Fábrica de Santo Thyrso, a partir das 10h00. A abertura estará a cargo do presidente da autarquia, Alberto Costa, e conta com intervenções do ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, e do secretário de Estado do Planeamento, José Gomes Mendes.

As questões relacionadas com a mobilidade estão no topo do ranking dos problemas com que, atualmente, os municípios e as populações se deparam. A acrescer, como realça o presidente da Câmara de Santo Tirso, Alberto Costa, “surgem também as preocupações climáticas que devem exigir políticas sustentáveis, nomeadamente na área da mobilidade”.

Tendo cada território características próprias, como se deve responder aos desafios que a mobilidade coloca? Em que conjunto de valores se devem alicerçar as políticas ligadas à mobilidade? Essas políticas devem ser transversais a territórios vizinhos, ou cada um deve responder pelo seu espaço? Estes serão alguns dos temas em debate na conferência “Mobilidade Sustentável: Agora ou nunca”, organizada pela Câmara Municipal de Santo Tirso e o JN.

Com início marcado para as 10h00 de dia 25 de novembro, na Fábrica de Santo Thyrso, o presidente da Câmara Municipal, Alberto Costa, e o diretor do Jornal de Notícias, Domingos Andrade, irão abrir a conferência.

O ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, estabelecerá um paralelismo entre “A Mobilidade, a Inovação e o Território”, numa intervenção que antecede uma mesa redonda, composta pelo sociólogo João Teixeira Lopes, o responsável pela Mobilidade no concelho de Pontevedra, César Mosquera, a geógrafa Teresa Sá Marques e a presidente do Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade, Paula Teles, numa conversa moderada pelo jornalista do JN, Paulo Ferreira.

Depois de um período de debate onde o público é convidado a intervir, a conferência encerra com a intervenção de José Gomes Mendes, secretário de Estado do Planeamento.

A entrada é gratuita mediante inscrição obrigatória em www.jn.pt/conferencias até dia 22 de novembro.