Fotojornalista Alfredo Cunha expõe no Centro Cultural Municipal de Vila das Aves

01 Março 2016
CONJUNTO DE 30 IMAGENS COMPÕE EXPOSIÇÃO “A NORTE”

De 4 a 31 de março, o Centro Cultural Municipal de Vila das Aves, em Santo Tirso, recebe a exposição de fotografia de Alfredo Cunha, denominada “A Norte”. O conjunto de 30 imagens de grande impacto, também compiladas em livro, representa o trabalho daquele que é um dos mais conhecidos fotojornalistas portugueses dos últimos 20 anos.

Num total de 30 fotografias, “a Norte” foi apresentada primeira vez na Cadeia da Relação do Porto, em 1998, e revela, agora em Santo Tirso, o talento do fotojornalista Alfredo Cunha. A exposição retrata os tempos e espaços dos diferentes pontos cardeais, destacando a força dos ventos do norte.
Entre rostos, olhares e gestos, festas religiosas e mosteiros, vida rural e atividades portuárias, Alfredo Cunha dá especial atenção ao trabalho e aos trabalhadores, concretamente em Portugal, onde a zona norte do país é tida como “mais rica em semântica”, com “gente diferente” e de “terras difíceis e duras”.

Num conjunto de imagens de grande impacto, o fotojornalista revela uma das suas mais fortes caraterísticas, “a fotografia cara-a-cara, olhos nos olhos (…) que inclui os sinais do ambiente, as montanhas vinhateiras, o mobiliário urbano, a sucata, a charrua, o andor de procissão e o cesto de uvas. É quase imperceptível, mas o essencial está lá, em cada imagem: tudo o que é preciso para que se perceba um homem e a sua condição”, como escreveu António Barreto.

Alfredo Cunha começou a sua carreira profissional ligada à publicidade e fotografia comercial em 1970. Como repórter fotográfico, iniciou o seu percurso no Notícias da Amadora, em 1971, tendo colaborado com jornais como O Século (1972) e a Lusa (1987). Foi fotógrafo oficial dos Presidentes da República António Ramalho Eanes, entre 1976 e 1978, e Mário Soares, entre 1985 e 1996, ano em que recebeu a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique. Ao longo da sua carreira colaborou ainda com a revista Focus, com Ana Sousa Dias no programa Por Outro Lado, da RTP2, e foi ainda diretor de fotografia da agência Global Imagens. Atualmente, trabalha como freelancer e desenvolve vários projectos editoriais.

A entrada para a exposição é gratuita.