Festival TNT junta 600 alunos da AMP na Fábrica de Santo Thyrso

17 Junho 2019

MOVIMENTO NACIONAL DE VOLUNTARIADO INCENTIVA A PARTICIPAÇÃO CÍVICA E COMBATE O INSUCESSO ESCOLAR

Cerca de 600 jovens de 22 cidades do país passaram o dia 13 de junho na Fábrica de Santo Tirso para o “Festival TNT- Todos Nós Transformamos”, uma iniciativa da Área Metropolitana do Porto (AMP) com o objetivo de promover o sucesso escolar e prevenir o absentismo.

Sara Moreira e Armindo Araújo foram algumas das figuras do Município de Santo Tirso que, a 13 de junho, marcaram presença no Festival TNT. Conhecidos pelos seus percursos no desporto, ambos prestaram o seu testemunho aos jovens, explorando os seus talentos e conquistas. A Dan Riverman, uma das figuras de destaque do Festival da Canção deste ano ficou a cargo uma das atuações musicais da iniciativa, que incluiu workshops de capoeira, hip hop ou kickboxing e culminou com a “graduação dos transformers”.

“Este festival surge de um projeto lançado pela AMP, chamado Trilhos para a Inovação Educativa na Área Metropolitana ao qual o Município de Santo Tirso se associou desde a primeira hora”, explicou o presidente da Câmara, Alberto Costa, salientando que o objetivo vai ao encontro das linhas prioritárias da Câmara Municipal: “Procuramos combater o insucesso escolar, já temos várias medidas no terreno, nomeadamente o projeto «Agir para o insucesso escolar», e esta iniciativa da AMP é mais um incentivo nesse sentido, já que se foca em explorar os talentos dos alunos”.

O Movimento transformers é um projeto piloto na área da educação lançado pela AMP em 2017. Trata-se de um movimento nacional de voluntariado, que tem como missão aumentar o envolvimento das pessoas nas suas comunidades através daquilo que as pessoas mais gostam de fazer.

Existem mentores voluntários que dão aulas semanais de diferentes talentos a grupos de aprendizes, essencialmente crianças e jovens em risco e seniores isolados. “Hoje é o culminar deste período de trabalho, onde vão partilhar connosco tudo aquilo que aprenderam”, continuou Alberto Costa.

O Festival TNT representa, assim, um momento de partilha entre os jovens e a graduação oficial dos aprendizes que passam a ser oficialmente transformers - pessoas socialmente envolvidas e responsáveis.

FESTIVAL TNT