Festival Internacional de Violoncelos arranca dia 7

03 Agosto 2018

MARC COPPEY E PAULO GAIO LIMA SÃO DOIS VIOLONCELISTAS EM DESTAQUE

Marc Coppey e Paulo Lima, dois dos grandes violoncelistas da atualidade, vão marcar presença no Festival Internacional de Violoncelos de Santa Cristina, que se realiza entre 7 e 11 de agosto em Santo Tirso. Durante cinco dias, há seis concertos para ver, em diversas salas da cidade.

Londres, Berlim, Paris, São Paulo, Seul ou Tóquio são apenas algumas das cidades pelas quais Marc Coppey já passou. No próximo dia 7, estará em Santo Tirso, pelas 21h30, para um concerto inserido no programa do Festival Internacional de Violoncelos de Santa Cristina, um evento promovido pela Câmara Municipal e o Centro Internacional de Música de Santa Cristina, com direção artística de Maria de Macedo e direção musical de David Cruz.

Apaixonado pela música de câmara, Marc Coppey apresenta no seu reportório temas de Maria João Pires, Stephen Kovacechi, Nicholas Angelich, entre outros. O concerto terá lugar na Biblioteca Municipal de Santo Tirso.

Dia 8, será a vez de outro grande violoncelista, desta vez, português. Acompanhado ao piano por Luís Pipa, Paulo Gaio Lima apresentará um concerto de homenagem ao pai, Alberto Gaio Lima, um dos grande professores e violinistas do Porto. Paulo Lima Gaio atuará pelas 21h30, no auditório Eng. Eurico de Melo, depois de já ter participado em diversos festivais de música em Portugal e por todo o mundo.

Composto por seis espetáculos, o Festival Internacional de Violoncelos de Santa Cristina continua a 9 de agosto, na sala de visitas da Quinta de Santa Cristina, onde Maria de Macedo, Hugo Paiva e Filomena Silva conduzem o público num recital/palestra em torno da obra do compositor austríaco Franz Schubert.

Já dia 10, o palco do festival será no Parque D. Maria II, no qual irão atuar os violoncelistas André Ferreira e Valter Freitas, aos quais se junta o baterista Pedro Silva para um concerto que vai da música clássica ao rock. A entrada é livre e gratuita.

O último dia do festival, a 11 de agosto, termina com dois concertos. O primeiro terá lugar na Quinta de Santa Cristina, pelas 12h00, com um concerto dos alunos do Centro Internacional de Música de Santa Cristina. O segundo, pelas 19h30, no auditório Eng. Eurico de Melo, com a atuação dos solistas de Santa Cristina. Ambos têm entrada gratuita.

O Festival Internacional de Violoncelos de Santa Cristina tem, ainda, um programa paralelo, com palestras e masterclasses orientadas por Marc Coppey, Maria de Macedo e David Cruz.

Os bilhetes para os concertos de 7, 8 e 9 de agosto têm o valor de sete euros (cinco euros para jovens e estudantes). Os restantes concertos têm entrada gratuita.

Paulo Gaio Lima