Passar para o Conteúdo Principal
menu
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

Festas de São Bento regressam de 9 a 14 de julho

05 Junho 2024

PROGRAMA INCLUI CONCERTOS DE DIOGO PIÇARRA,

MATIAS DAMÁSIO, PIRUKA, SONS DO MINHO E AMARA QUARTET

As Festas de São Bento, em Santo Tirso, regressam de 9 a 14 de julho, com um programa de concertos que apresenta como cabeças de cartaz Diogo Piçarra, Matias Damásio, Piruka, Sons do Minho e, ainda, o quarteto de fado Amara Quartet. Entre as novidades previstas, destaque para o reforço da animação protagonizada pelos artistas tirsenses e a criação de mais um palco, na Praça Conde de São Bento, onde voltará a ser instalada uma área de alimentação.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, “o programa deste ano volta a seguir o princípio de que as Festas de São Bento são, verdadeiramente, populares, com iniciativas e espetáculos para todos os públicos, garantindo também um importante retorno económico e cultural”.

Entre as principais novidades, Alberto Costa destaca “a instalação de um palco na Praça Conde de São Bento, o reforço da presença dos artistas tirsenses no tradicional Arraial dos Carvalhais e, ainda, a criação de um concurso de quadras populares dedicadas às Festas”.

O programa de animação arranca no dia 9 de julho, com a inauguração, às 19h30, do Arraial dos Carvalhais, onde irão atuar, ao longo dos cinco dias de festas, os artistas tirsenses, no palco montado junto às tasquinhas das associações e coletividades do concelho.

Este primeiro dia ficará, também, marcado, na Praça Conde de São Bento, pela abertura do espaço “Há Comida na Praça”, que voltará a ter ofertas gastronómicas alternativas e irá contar, pela primeira vez, com um palco destinado à atuação de escolas de dança e artistas locais. E, ainda, pela habitual Arruada de Bombos do Concelho, que seguirá em desfile pela cidade.

O primeiro de quatro grandes concertos na Praça 25 de Abril acontece no dia 10 de julho, a partir das 22h00, com a atuação de Diogo Piçarra, um dos maiores nomes da música portuguesa da atualidade.

Após o espetáculo, à meia-noite em ponto, o tradicional fogo de artifício sobre o rio Ave promete colorir o céu de Santo Tirso, seguindo-se o arranque de mais uma edição do Há Baile no Largo, onde vários djs prometem animação diária até às 3h30.

Entre os djs convidados para as noites de 10 a 13 de julho, destaque para DJ Pette, Pedro Lima, Pedro Pagodes, Echo Sound e, ainda, Quim das Remisturas. Irão, também, atuar Marqz, Dreey e Fábio Vasquez, além do dj residente, Vítor Oliveira.

O dia 11 de julho, feriado municipal, inicia-se bem cedo, pelas 5h00, com a Peregrinação a São Bento e, a partir das 7h00, com a realização das Missas em Honra de S. Bento, na Escola Profissional Agrícola.

À noite, a animação será garantida, no palco da Praça 25 de Abril, pela música popular do grupo Sons do Minho, seguindo-se mais um Há Baile no Largo.

O rapper Piruka, nome incontornável do hip-hop nacional e um dos artistas portugueses mais seguidos no YouTube, sobe ao palco no dia 12.

No sábado, 13 de julho, além da tradicional celebração da Missa na Igreja Matriz, às 16h00, volta a acontecer, pelo segundo ano consecutivo, a partir das 17h00, a Procissão de São Bento, que será acompanhada pela Fanfarra do Agrupamento de Sequeirô e pela Banda de Música da Sociedade Filarmónica Vizelense.

À noite a música angolana vai concentrar as atenções na Praça 25 de Abril, com a atuação de Matias Damásio, popular cantor natural de Benguela distinguido com vários prémios no seu país natal, além do African Entertainment Awards USA.

Após o concerto, as festas prosseguem com o fogo de artifício, pela meia-noite, no Largo Abade Pedrosa e, 30 minutos depois, com a última noite de Há Baile no Largo.

No último dia das Festas, a partir das 22h00, o encerramento terá lugar, como já vem sendo hábito, na Quinta de Fora, com a atuação de Amara Quartet, um quarteto que se assume como expressão feminina da tradição do fado, destacando-se pela sua elegância, força e beleza.

O programa deste ano das Festas de São Bento inclui, ainda, a realização, de 9 a 14 de julho, da Exposição de Colecionismo “S. Bento”, organizada pela Associação de Colecionismo Tirsense, que estará patente nas suas instalações.

De 9 a 14 de julho, as diversões infantis e o comércio de rua ficarão instaladas no Parque D. Maria II, com vistas para o Mosteiro de São Bento, junto ao qual os visitantes poderão usufruir, nos Jardins Ribeiro Miranda, de um espaço de restauração.

No dia 13, a Praça Camilo Castelo Branco recebe mais uma edição do Bazar de Artes e Ofícios.

Paralelamente, a Câmara Municipal volta a promover o Concurso de Montras de São Bento e acrescenta, ainda, uma nova iniciativa: o Concurso de Quadras Populares dedicadas às Festas de São Bento, cujo prazo de submissão está já a decorrer até 30 de junho.

 

PROGRAMA COMPLETO AQUI

Partilhar
ColorAdd Icone