Festas de S. Bento regressam às ruas de Santo Tirso

06 Julho 2022

PROGRAMA DE CINCO DIAS INCLUI CONCERTOS
DOS XUTOS & PONTAPÉS, CALEMA E ZÉ AMARO

Após dois anos de interregno no formato habitual, as Festas de S. Bento regressam às ruas de Santo Tirso de 7 a 11 de julho, com os Xutos & Pontapés, Calema e Zé Amaro como cabeças de cartaz dos concertos que terão lugar na Praça 25 de Abril.

O programa das Festas de S. Bento de 2022 marca, também, o regresso de iniciativas com animação garantida como o “Há Baile no Largo”, que contará com seis DJs convidados para três noites de dança no Largo Coronel Baptista Coelho.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, “trata-se de um programa que foi pensado para todos os tipos de público, desde os mais jovens aos mais velhos, e que garante um regresso em pleno daquela que é a principal romaria do concelho”.

“Após dois anos de pandemia, a Câmara Municipal, juntamente com a Comissão de Festas, preparou cinco dias de festa que, certamente, vão atrair não só os tirsenses, mas também muitos visitantes de fora”, acrescenta o autarca.

As festas arrancam, na manhã do dia 7 de julho, com uma Alvorada Festiva a que se seguirá, a partir das 21h00, uma Arruada de Bombos do Concelho em desfile pela cidade. Nessa mesma noite, às 22h30, o Palco dos Artistas Tirsenses, instalado na Praça dos Carvalhais, acolhe um concerto de Serafim Ferreira.

No dia seguinte, sexta-feira, a noite de festa arranca, às 21h00, com a atuação de Lando, no Palco dos Artistas Tirsenses, e prossegue, a partir das 22h00, com o espetáculo de Zé Amaro, no palco da Praça 25 de Abril. A partir das 0h30, realiza-se um Espetáculo Piromusical, no Largo Abade Pedrosa. A primeira noite de “Há Baile no Largo”, que se prolonga das 0h00 às 03h30, estará a cargo dos Djs Pedrinho K e DJ Pette.

No sábado, 9 de julho, o dia começa, pelas 9h00, com um desfile pela cidade do Grupo de Zés P’reiras “Os Delaenses”. Às 11h00, realiza-se, no átrio da Câmara Municipal, a Sessão Comemorativa do 37º Aniversário da Elevação de Santo Tirso a Cidade. A partir das 16h00, o Palco dos Artistas Tirsenses recebe Patrocínia Costa e José Morais Silva, seguindo-se, às 21h00, a atuação de Zebra Libra. Mais tarde, às 22h00, sobem ao palco da Praça 25 de Abril os Xutos & Pontapés, naquele que será um dos momentos mais aguardados de todo o programa. No final do concerto, às 00h30, realiza-se um Espetáculo de Fogo de Artifício sobre o rio Ave. A partir da meia-noite, os Echo Sound DJs e Viktor Soul são os responsáveis pela música no “Há Baile do Largo”.

No domingo, 10 de julho, realizam-se as Missas Dominicais, na Igreja Matriz, às 09h00, 11h30 e 19h00. Da parte da tarde, às 16h00, a Banda Filarmónica da Associação Recreativa e Musical de Vilela sobe ao Palco dos Artistas Tirsenses, onde atuarão, também, a partir das 21h00, os GinFizz. Para as 22h00, na Praça 25 de Abril, o palco está reservado para os Calema. No final do concerto, a partir das 0h00, a animação regressa ao Largo Coronel Baptista Coelho para a última noite de “Há Baile no Largo”, com DJ Artur e Los Bravos na música.

No dia 11 de julho, Feriado Municipal, a partir das 5h00, realiza-se a tradicional Peregrinação a S. Bento, seguindo-se as Missas em Honra de S. Bento às 07h00, 09h00 e 11h00, na Escola Agrícola Conde de S. Bento. As celebrações religiosas prosseguem às 19h00, com a Missa Solene em Honra de S. Bento, na Igreja Matriz.

Nesse mesmo dia, às 16h00, têm início, no Palco dos Artistas Tirsenses, as atuações do Duo Polifonia e do Grupo Lusosom. Às 21h00 será a vez de atuar Marta Miranda. Para as 22h00 está marcada uma Noite de Fado, na Escola Agrícola, com a fadista Maria Emília.

O programa das Festas de S. Bento inclui, ainda, a realização, no dia 10 de julho, do 18º Concurso de Pesca de S. Bento, nas margens do rio Ave, organizado pelo Clube de Pesca Desportiva Além Rio com o apoio da Câmara Municipal.

Nos dias 9 e 10, realiza-se, no Pavilhão Desportivo Municipal, o Campeonato Nacional da 1ª Divisão e Encontro Universitário de Ginástica Rítmica, organizado pela Federação de Ginástica de Portugal e pelo Ginásio Clube de Santo Tirso, com o apoio da Câmara.

De 7 a 10 de julho, o Clube Thyrsense apresenta a Exposição de Colecionismo “S. Bento”. Entre os dias 9 e 11, das 15h00 às 22h00, decorre o Bazar d’Artes & Ofícios, na Praça dos Carvalhais.

O programa das Festas de S. Bento 2022 inclui, ainda, o Concurso de Montras de S. Bento, promovido pela Câmara Municipal em colaboração com o comércio local.