Passar para o Conteúdo Principal
menu
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

Fábrica de Santo Thyrso recebe lançamento do primeiro romance de Manuel Andrade

28 Maio 2014

APRESENTAÇÃO DO LIVRO REALIZA-SE DIA 30 DE MAIO, PELAS 21H30, E VAI CONTAR COM A PRESENÇA DE FÁTIMA CAMPOS FERREIRA

A Fábrica de Santo Thyrso vai ser palco, dia 30 de maio, sexta-feira, pelas 21h30, da apresentação do livro “Três Bichos Te Esperam, Quatro Te Comerão”, da autoria de Manuel Andrade, um jovem de Santo Tirso que se estreia nos romances, com o apoio da Câmara Municipal. O lançamento da obra contará com a presença da jornalista Fátima Campos Ferreira e de Emília Nadal, artística plástica e autora da capa do livro.

A obra do também editor e produtor, escrita em 2007, resulta de uma psicanálise retardada sobre uma relação que o escritor – à época psicólogo clínico – manteve com um moribundo votado a uma maca de hospital: um velho agreste e violento, inveterado apalpador de rabos de enfermeiras, embora, ao mesmo tempo, filosófico e senhor de desafiantes derivas mentais.

Trata-se de um livro catártico que Urbano Tavares Rodrigues não hesitou em classificar de “mergulho nas vísceras do ser humano”, por questionar, “de uma forma quase cortante e, não raro, no fio da navalha, o que andamos todos nós afinal aqui a fazer, o que vale verdadeiramente a pena e o que não vale coisa absolutamente nenhuma”.

Para Joaquim Couto, presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, “Manuel Andrade é um jovem natural do concelho que se tem afirmado, à escala nacional e internacional, pelo profissionalismo e pela qualidade do trabalho desenvolvido” como produtor de eventos e que “está agora a fazer uma aposta séria no mundo da literatura”.

O presidente do Município sublinha, por isso, que “é de inteira justiça o concelho de onde é natural Manuel Andrade apoiar o lançamento do primeiro romance” do autor de “Três Bichos Te Esperam, Quatro Te Comerão”, considerando “ser uma honra” para o Município receber a apresentação nacional da obra do jovem de Santo Tirso.

O lançamento do livro de Manuel Andrade na Fábrica de Santo Thyrso vai contar com a presença de um conjunto de personalidades de várias esferas da vida portuguesa, nomeadamente Noronha de Nascimento, ex-presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Antero Luís, diretor do Sistema de Segurança Interna, Rui Reininho, vocalista do GNR, entre outros, para além da jornalista da RTP Fátima Campos Ferreira e da artista plástica Emília Nadal, que farão a apresentação da obra.

A cerimónia será animada pela atuação do violinista Tiago Abreu e pela interpretação da peça de teatro “A cruel espera”, do grupo “O Andaime”, cujos atores vão interagir com o público antes e depois da apresentação do livro “Três Bichos Te Esperam, Quatro Te Comerão”.

Partilhar
ColorAdd Icone