Passar para o Conteúdo Principal
menu
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

Fábrica de Santo Thyrso recebe 'Jornadas de Geografia Económica'

03 Julho 2018

CONGRESSO BIENAL TEM LUGAR ESTA SEXTA-FEIRA, 6 DE JULHO

Na próxima sexta-feira, a Fábrica de Santo Thyrso recebe as VIII Jornadas de Geografia Económica, iniciativa promovida pela Associação de Geógrafos Espanhóis (AGE) e pelo Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT)/Faculdade de Letras da Universidade do Porto, com o apoio da Câmara Municipal. Num debate sobre o imaginário dos territórios em rede, o evento trará a Santo Tirso centenas de especialistas em Geografia Económica de Espanha e Portugal.

A Fábrica de Santo Thyrso é o palco para o segundo dia das VIII Jornadas de Geografia Económica, iniciativa a ter lugar na próxima sexta-feira. O evento é organizado pela Associação de Geógrafos Espanhóis (AGE) e pelo Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território(CEGOT)/Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em parceria com a Câmara Municipal.

A iniciativa visa debater o imaginário dos territórios em rede, com base na análise de conteúdos relacionados com as fronteiras territoriais (redes locais e regionais). O tema tem merecido uma atenção crescente por parte da geografia em geral e da geografia económica em particular, associado ao desenvolvimento económico dos territórios e à sua capacidade para estabelecer, ancorar e aproveitar relações multi-escala.

Este Congresso Bienal irá reunir investigadores, professores universitários e especialistas em Geografia Económica de Espanha e Portugal, país onde tem lugar a oitava edição da iniciativa. Em Santo Tirso, o tema em destaque será “Os Distritos Industriais na Era da Revolução Industrial 4.0”.

A abertura da mesa redonda tem lugar pelas 11h30, sob o tema “Inovação Industrial no Noroeste”, com a participação da Associação do Têxtil e Vestuário de Portugal, da Associação do Setor do Calçado, da Cotec Portugal e da Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal.

Pelas 14h30, terá lugar uma apresentação de Félix Ribeiro, da Fundação Calouste Gulbenkian, sobre a Especialização Internacional da Região Norte de Portugal. Paralelamente, decorrem ainda sessões temáticas: Inovação Económica e Social entre as 15h30 e as 17h00 e Comércio e Serviços, entre as 17h30 e as 19h00.

 

Partilhar
ColorAdd Icone