Estudantes de Arquitetura eslovenos visitaram o MIEC
VISITA FECHOU SEMANA DE EXCURSÃO ARQUITETÓNICA PELO NORTE DO PAÍS
O Museu Internacional de Escultura Contemporânea (MIEC) recebeu a visita de 28 estudantes da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Liubliana, na Eslovénia. A visita permitiu aos estudantes conhecerem a obra dos dois pritzker portugueses, Siza Vieira e Souto de Moura.
Um grupo de 28 estudantes da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Liubliana, na Eslovénia, visitou o Museu Internacional de Escultura Contemporânea (MIEC) e o Museu Municipal Abade Pedrosa (MMAP).
Tendo percorrido outros edifícios na região Norte do país durante a semana, a turma terminou a viagem em Santo Tirso e, durante a visita, os jovens aproveitaram para explorar e até esboçar alguns dos espaços e das soluções encontradas pelos arquitetos Siza Vieira e Souto de Moura para a ligação harmoniosa entre os edifícios do MIEC e do MMAP.
Para o professor assistente que acompanhou o grupo, Tadej Urh, a excursão arquitetónica ao MIEC permitiu aos alunos “estarem realmente presentes nos espaços e perceber de que forma a luz natural se comporta nos mesmos”, bem como explorar outras questões arquitetónicas que vão ajudar os alunos ao longo do curso.
São já várias as escolas e instituições, nacionais e internacionais, que têm organizado visitas guiadas à sede do MIEC. O museu afirma-se, hoje, como uma referência no panorama artístico internacional.