Esticadinho chega ao pré-escolar

18 Outubro 2019

PROJETO DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR PRETENDE VALORIZAR O CONSUMO DE FRUTA E LEGUMES

No âmbito do projeto “Crescer para Cima”, a Câmara Municipal de Santo Tirso vai levar o “Esticadinho” aos alunos do pré-escolar. A medida foi anunciada esta quarta-feira, Dia Mundial da Alimentação, no Centro Escolar da Costa, em Roriz.

Valorizar o consumo de hortofrutícolas é um dos principais objetivos do “Crescer para Cima”, um projeto de edução alimentar que quer melhorar os hábitos alimentares dos alunos do concelho, nomeadamente através da introdução de maior quantidade e variedade de fruta nos lanches escolares.

No âmbito deste projeto foi desenvolvida uma mascote inspirada numa cenoura, o “Esticadinho”, e distribuídas cadernetas de cromos a todos os alunos do 1º ciclo do concelho. A ideia é os alunos colecionarem autocolantes sempre que levarem um lanche saudável para a escola. O modelo das cadernetas será agora adaptado a quadros que passarão a fazer parte de todas as salas de aula do pré-escolar.

“Hoje sabemos que a alimentação é cada vez mais determinante na qualidade de vida, daí a aposta que temos vindo a fazer na educação alimentar dos mais pequenos, já que é nestas idades que melhor se incute hábitos saudáveis”, explicou o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa.

“O Esticadinho tem tido um enorme sucesso junto dos alunos, de 2018 para este ano conseguimos que os alunos a aderiram aos lanches escolares (uma opção mais saudável) passassem de 66 para 75 por cento, no pré-escolar, e de 50 para 55 por cento no 1º ciclo. É este o caminho que queremos ir trilhando”, acrescentou.

À comemoração dia Mundial da Alimentação associaram-se, ainda, o automobilista Armindo Araújo e o ciclista, Sérgio Sousa, que partilharam com os alunos do Centro Escolar da Costa, em Roriz, as opções alimentares saudáveis que fazem no dia-a-dia.

O programa “Crescer para Cima” vai ainda levar, durante todo o ano letivo, aos alunos do pré-escolar e respetivos pais, sessões de showcooking e de sensibilização para a alimentação saudável.