“Estarei lado a lado com as corporações e os seus bombeiros'

23 Maio 2022

ALBERTO COSTA DURANTE A CERIMÓNIA DO DIA MUNICIPAL DO BOMBEIRO:

“ESTAREI LADO A LADO COM AS CORPORAÇÕES E OS SEUS BOMBEIROS”

O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, participou, este sábado, na cerimónia do Dia Municipal do Bombeiro, realizada no quartel dos Bombeiros Voluntários de Vila das Aves. O autarca aproveitou a ocasião para reiterar o apoio às corporações do concelho.

“A Câmara Municipal de Santo Tirso, e eu enquanto seu presidente, estarei lado a lado com as corporações e com os seus bombeiros, para num trabalho em rede encontrarmos as melhores soluções com vista a manter o serviço de qualidade que é prestado à população”, referiu Alberto Costa durante o discurso proferido na cerimónia a que presidiu.

Já pela parte dos Bombeiros Voluntários de Vila das Aves, a quem coube, este ano, a organização da iniciativa, o presidente da direção, Carlos Valente, agradeceu a Alberto Costa o facto de ter aceitado o repto para o funcionamento das segundas Equipas de Intervenção Permanente (EIP).

“Faz um ano que desafiámos a autarquia a criar uma segunda EIP nas três corporações de bombeiros. Sabemos hoje que foi graças ao empenho pessoal do presidente da Câmara, nomeadamente junto da secretária de Estado da Administração Interna, que foi possível torná-las uma realidade dois meses depois”, esclareceu.

Constituídas por cinco bombeiros em regime de permanência, as EIP visam assegurar o socorro às populações, nomeadamente em casos de incêndio, acidentes ou catástrofes, num investimento anual, por parte do Município, que ronda os 217 mil euros.

No total, a autarquia apoia, anualmente, os Bombeiros e a Proteção Civil do concelho em cerca de meio milhão de euros. Para além do financiamento das EIP, é atribuído um subsídio às corporações de 120 mil euros, 45 mil euros às equipas de sapadores florestais, 25 mil euros à equipa de defesa da floresta contra incêndios, 30 mil euros de apoios em seguros contra acidentes pessoais e bolsas de estudo, e atribuídos benefícios de redução e isenção de taxas no âmbito do Cartão Municipal do Bombeiro.

O hastear das bandeiras marcou o início das celebrações do Dia Municipal do Bombeiro, que comtemplou, ainda, a atribuição das Medalhas Municipais de Bons Serviços, de 15, 25 e 35 anos aos Bombeiros Voluntários de Vila das Aves, Bombeiros Voluntários de Santo Tirso e Bombeiros Voluntários Tirsenses.

As celebrações seguiram com um desfile apeado e motorizado pelas ruas de Vila das Aves e terminaram com um jantar.

Cerimónia realizou-se no quartel dos Bombeiros Voluntários de Vila das Aves