Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

Espaço para peões, bicicletas e automóveis na Praça Camilo Castelo Branco

29 Julho 2019
Visita do presidente da camara municipal de santo tirso 1 980 2500

OBRAS DA SEGUNDA FASE ESTÃO CONCLUÍDAS

O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, assinalou com uma visita ao local, esta segunda-feira, a conclusão das obras de requalificação da Praça Camilo Castelo Branco que abrangeram a Rua Dr. Pires de Lima e o troço da Rua dos Carvalhais.

“Esta é a segunda fase de uma obra que vai ao encontro da estratégia de sustentabilidade que está a ser implantada por toda a cidade, com espaço para as pessoas andarem a pé, ou de bicicleta”, explica o autarca, lembrando que a intervenção salvaguarda, ainda, os interesses do comércio local, uma vez que a circulação de veículos continua a ser permitida, nomeadamente para cargas e descargas.

“A mobilidade partilhada tem de estar, cada vez mais, presente no quotidiano de uma cidade sustentável e moderna. É este conceito que estamos a promover, permitindo que os peões, as bicicletas e os automóveis possam partilhar a mesma via”, refere Alberto Costa.

A requalificação implicou a redução do espaço automóvel e os sentidos de trânsito passaram convergir nas duas extremidades da Rua Dr. Joaquim Pires de Lima, de modo a permitir a subida na Rua dos Carvalhais.

“São mudanças que irão necessitar, obviamente, de um período de adaptação”, reconhece o presidente da Câmara de Santo Tirso, acreditando, contudo, que é “a melhor solução” para aquele espaço. “Queremos que as pessoas voltem a passear pela cidade e, para isso, temos que lhes dar condições de segurança e mobilidade que sejam, ao mesmo tempo, uma forma de proteger o ambiente. Foi isso que fizemos nesta segunda fase da requalificação da Praça Camilo Castelo Branco”, defende.

A intervenção realizada permitiu, ainda, a instalação de infraestruturas de drenagem de águas pluviais e residuais, de abastecimento de gás, eletricidade, telecomunicações e rede de rega, num investimento da Câmara Municipal de Santo Tirso de cerca de 300 mil euros.

Partilhar
ColorAdd Icone