Escultor Carlos Nogueira doa peça ao Município de Santo Tirso

20 Janeiro 2022

“DOAÇÃO É UMA FORMA DE RECONHECIMENTO PELO TRABALHO DO MUSEU INTERNACIONAL DE ESCULTURA CONTEMPORÂNEA”, DIZ O ARTISTA

O escultor Carlos Nogueira, um dos mais conceituados artistas portugueses da atualidade, doou ao Município de Santo Tirso a escultura “casa com esquina. a céu aberto”, que passa a ser a mais recente incorporação do acervo do Museu Internacional de Escultura Contemporânea.

A obra – uma escultura de interior – é composta por madeira, metal e vidro, que são alguns dos materiais preferidos de Carlos Nogueira, com recurso à luz, também presente em muitos dos seus trabalhos.

Esta escultura será exposta, pela primeira vez, na Capela do Senhor dos Passos, em Santo Tirso, após a Páscoa, em data ainda a definir.

Carlos Nogueira revela que “esta doação é uma forma de reconhecimento do trabalho, empenho e cuidado que só alguns, como o Museu Internacional de Escultura Contemporânea, sabem ter”.

“As coisas só devem estar em mãos certas e eu, no que me diz respeito, acho que o Museu de Escultura de Santo Tirso sabe ter e cuidar das coisas”, acrescenta.

Esta passa, assim, a ser a terceira obra de Carlos Nogueira em Santo Tirso, depois de “casa comprida com árvore dentro”, de 2012, e de “casa comprida com luz”, de 2016.

Segundo o próprio escultor, “casa com esquina. a céu aberto” está “absolutamente interligada” com as duas obras anteriores, refletindo acerca da mesma temática – a casa – e explorando a relação entre construção e memória.

Carlos Nogueira é um dos mais notáveis artistas contemporâneos, com uma criação interdisciplinar e de intransigente rigor estéticos e ético, que permanecerá como uma referência incontornável na História da Arte portuguesa.

Encontra-se representado internacionalmente e em todas as coleções e instituições nacionais de relevo no âmbito da arte contemporânea, merecendo também destaque o seu significativo acervo de escultura pública em Portugal e no estrangeiro.

Para o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, “a oferta de mais esta escultura é um importante ato de filantropia, que constitui um motivo de grande orgulho por se tratar do reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo Museu Internacional de Escultura Contemporânea”.

“Podermos contar com mais uma obra de um autor tão notável como Carlos Nogueira, a quem manifesto um profundo agradecimento, dá-nos a motivação para continuarmos a trabalhar no sentido de mantermos Santo Tirso como cidade de referência da arte contemporânea, a nível nacional e internacional”, acrescenta.