Escola Básica da Lage requalificada

12 Maio 2021

INTERVENÇÃO RESULTA DE UM INVESTIMENTO DE CERCA DE 350 MIL EUROS

Foi inaugurada esta segunda-feira a requalificação da Escola Básica da Lage, em Vilarinho. Num investimento da autarquia de cerca de 350 mil euros, a intervenção abrangeu a beneficiação de vários espaços exteriores assim como trabalhos de pintura, reformulação de tetos, pavimentos e iluminação.

“É uma enorme satisfação ver esta escola com condições de excelência”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, durante a cerimónia de inauguração, lembrando que a Educação é uma prioridade para o Município e que “o investimento que tem vindo a ser feito na requalificação dos estabelecimentos escolares, ascende já a cinco milhões de euros”.

O autarca sublinhou que intervenção realizada só foi possível porque a Câmara “está sempre aberta ao diálogo e vai concertando as dificuldades, procurando encontrar as melhores soluções”.

Já o diretor-geral da DGEST, João Gonçalves, destacou a importância da intervenção. “As crianças passam imenso tempo dentro das escolas pelo que a criação de condições de conforto é essencial para termos escolas do séc. XXI”, aludiu.

Feliz por ver concretizada uma reivindicação antiga, o presidente da Junta de Freguesia de Vilarinho, Jorge Faria, explicou que a Escola Básica da Lage “nunca teve tantas condições” e que, por isso, “os pais deixaram de ter motivo para colocar os filhos noutras escolas, nomeadamente de outros concelhos”.

A beneficiação do espaço exterior incluiu intervenções na zona de entrada da escola, com a aplicação de um coberto para melhor comodidade no acolhimento dos alunos, tendo sido requalificado o anfiteatro ao ar livre bem como todo o espaço de jogos e recreio coletivo e construído um polivalente.

Foram ainda realizados trabalhos de pintura, reformulação de tetos, pavimentos, iluminação e instalações sanitárias.

Esta requalificação vem beneficiar cerca de 120 crianças do pré-escolar e primeiro ciclo. O investimento da autarquia foi de 350 mil euros.