Endutex apontada como exemplo de resistência empresarial

07 Setembro 2020

LÍDER EUROPEIA NA PRODUÇÃO DE TÊXTEIS TÉCNICOS ADAPTOU PRODUÇÃO AO FABRICO DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL

O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, acompanhou, na última sexta-feira, a visita do secretário de Estado Adjunto e da Economia, João Neves, à empresa Endutex, em Vilarinho. “É muito enriquecedor para o Município ter empresas com a dimensão e a qualidade da Endutex”, sublinhou o autarca.

A atuar em setores como a impressão digital, a arquitetura têxtil, o setor automóvel ou o vestuário de proteção, a Endutex, instalada em Vilarinho e com 50 anos de experiência é, nas palavras do secretário de Estado Adjunto e da Economia, “uma das melhores empresas portuguesas e europeias na área dos têxteis técnicos”. João Neves, que destacou a resistência “extraordinária” dos empresários, acredita estar perante um exemplo de “uma empresa que tem sabido resistir a tempos difíceis” e que irá prosseguir o seu caminho de forma realista.

Também o presidente da Câmara Municipal, Alberto Costa, salientou a excelência e a capacidade de superação do grupo admitindo ser “muito enriquecedor para o Município ter empresas com a dimensão e a qualidade da Endutex”. “Não só está na dianteira, a nível mundial, na produção dos têxteis técnicos, como tem um posicionamento muito positivo e otimista relativamente ao presente e ao futuro”, destacou.

Vítor Abreu, CEO do grupo, admitiu que se deve ao “DNA da diversidade”, presente na Endutex, a capacidade de “encontrar um nicho de oportunidade relacionado com os Equipamentos de Proteção Individual, que permitiu atravessar todos os problemas relacionados com a pandemia”. Responsáveis pelo sucesso são também os trabalhadores, cuja “dedicação e competência são a primeira razão do otimismo relativamente ao futuro”, garantiu.

Para Alberto Costa, é prioridade garantir que o tecido empresarial do concelho continua “com este fulgor económico” e, por isso, a Câmara Municipal irá “dar continuidade aos investimentos previstos e ao apoio aos empresários com vontade de investir”. “Estou certo que, trabalhando em rede, o Município vai continuar na senda do desenvolvimento social e económico e continuar a afirmar-se como uma referência a nível nacional”, concluiu.

A visita contou, ainda, com a presença do presidente do IAPMEI, Nuno Mangas, do diretor geral do CITEVE, Braz Costa, e do presidente da junta de freguesia de Vilarinho, Jorge Faria.