Encontros do Património pela Rota do Românico

15 Fevereiro 2019

INICIATIVA INCLUI CONFERÊNCIA SOBRE O ROMÂNICO NO NORTE E UMA VISITA GUIADA AO MOSTEIRO DE RORIZ

No dia 23 de fevereiro os Encontros do Património do Município de Santo Tirso debruçam-se sobre a rota do Românico. A programação inicia-se às 15h00 na sede do Museu Municipal Abade Pedrosa/Museu Internacional de Escultura Contemporânea.

Descobrir os detalhes e curiosidades sobre o Românico no Norte de Portugal é o primeiro passo que os participantes dos “Encontros do Património” irão dar no próximo dia 23. A programação arranca às 15h00 com uma conferência que irá desvendar percorrer alguns dos pontos chave da rota do românico.

A iniciativa inclui, depois, uma visita ao Mosteiro de S. Pedro de Roriz, fundado na segunda metade do século XI, por D. Toure Sernão, e classificado como Monumento Nacional. O regresso aos Museus está previsto para as 17h30.

Aberto ao público em geral, mas limitado a uma lotação de 25 participantes, “Encontros do Património” tem inscrição obrigatória em museus@cm-stirso.pt ou 252 830 410.

PROGRAMA COMPLETO:

15h00 – Conferência sobre o Românico no Norte de Portugal (Dr. José Augusto)
16h00 – Saída com destino a Roriz (Transporte assegurado pela Câmara de Santo Tirso)
16h30 – Visita guiada ao Mosteiro de Roriz
17h30 – Regresso ao MMAP/MIEC