Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

Empresas investem 10 milhões com apoio da Câmara de Santo Tirso

10 Dezembro 2019
Presidente da camara de santo tirso assinou protocolo de estatuto pim com nove empresas 1 980 2500

AUTARQUIA CONCEDE ESTATUTO DE PROJETO DE INTERESSE MUNICIPAL A NOVE EMPRESAS

O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, assinou, esta terça-feira, os contratos de atribuição de benefícios fiscais a nove empresas do concelho. Casa Bessa, Finieco, Ninhus, PDA, Plusgreen, Augusto Moreira, Residência Monte do Rego, GeoWorld e Norblend são, agora, Projetos de Interesse Municipal por investimentos na ordem dos 10 milhões de euros e a criação de 80 novos postos de trabalho.

Numa cerimónia que decorreu na Ayeme Cozinhas, nove empresas assinaram o protocolo que  lhes concede o estatuto de Projeto de Interesse Municipal, recebendo benefícios fiscais por parte da Câmara Municipal de Santo Tirso na ordem dos 200 mil euros.

Ao todo, o investimento da Casa Bessa, Finieco, Ninhus, PDA, Plusgreen, Augusto Moreira, Residência Monte do Rego, GeoWorld e Norblend ascende aos 10 milhões de euros. “Sete destas empresas já estavam localizadas em Santo Tirso e apostaram no crescimento e na modernização e as outras são referentes a novos negócios no setor do turismo”, explicou o presidente da autarquia, Alberto Costa.

A atuar no setor dos polímeros, do têxtil, da metalomecânica, do papel, do agroalimentar e do turismo, as nove empresas criaram, ou estão a criar, um total de 80 novos postos de trabalho. Durante a cerimónia, Alberto Costa deixou a garantia de que a Câmara Municipal continuará a ser “um parceiro de excelência”, “não só através de incentivos fiscais, mas também do acompanhamento personalizado do Invest Santo Tirso e da aceleração de processos e burocracia”. Até porque, enfatizou, “foi esta aposta, a par da modernização e qualificação das empresas, que permitiu que Santo Tirso subisse 30 lugares no ranking dos municípios com maior salário médio mensal”. Todo este trabalho conjunto, entre a Câmara e as empresas, “posicionou Santo Tirso como um dos mais dinâmicos concelhos da região Norte”, apontou.

Ao todo, são já 38 os Projetos de Interesse Municipal atribuídos pela autarquia de Santo Tirso, num universo de 250 milhões de euros de investimento, cerca de 1200 novos postos de trabalho e um apoio da Câmara Municipal que ultrapassa os 3,5 milhões. Segundo Alberto Costa, todos os investimentos que têm vindo a ser feitos no Município “são o resultado de uma estratégia ambiciosa e exigente de diplomacia económica, de facilitação do investimento e de melhoria das condições de acolhimento empresarial”.

Destinado a empresas que pretendam instalar-se no concelho e àquelas que, estando instaladas, apresentem projetos de expansão, o estatuto de Projeto de Interesse Municipal permite obter reduções em licenças municipais, taxa municipal de urbanização, derrama, IMT e IMI.

Partilhar
ColorAdd Icone