Empresas encerram 2019 com 170 milhões de investimento aprovado

21 Janeiro 2020

NO TOTAL FORAM APROVADOS 219 PROJETOS PARA FINANCIAMENTO DO PORTUGAL 2020

São já mais de duas centenas os projetos de investimento de empresas de Santo Tirso aprovados no âmbito dos programas Compete 2020, Norte 2020 e PDR 2020 até ao final de 2019. As apostas na internacionalização e na inovação tecnológica representam cerca de 90% do valor total do investimento, que ascende aos 170 milhões de euros.

No total, são 170 milhões de euros de investimento privado aprovado até ao final de 2019, divididos entre Compete 2020, Norte 2020 e PDR 2020.

A maior fatia, 115 milhões de euros, dos quais 50 milhões são financiados e distribuídos por 40 projetos, destinam-se ao Compete 2020. Já no âmbito do Norte 2020, focado no apoio à competitividade das micro, pequenas e médias empresas, são 131 os projetos privados de Santo Tirso já aprovados, com um investimento total de 53 milhões e um financiamento de 25 milhões.

Reflexo do crescimento e consolidação do setor agroalimentar em Santo Tirso são os 48 investimentos aprovados no âmbito do PDR 2020 (Programa de Desenvolvimento Rural), e que totalizam um investimento de 2,7 milhões de euros , com um financiamento superior a 1,5 milhões.

Para o presidente da Câmara de Santo Tirso, Alberto Costa, “os números refletem o dinamismo empresarial do concelho de Santo Tirso, que se tem traduzido no crescimento do volume de exportações e na diminuição da taxa de desemprego”.

Para além da captação de grandes investimentos, como o entreposto comercial do Lidl ou a unidade produtiva da Stelia Aerospace, do grupo Airbus, “o concelho tem registado um forte crescimento do tecido empresarial já instalado, através de projetos de expansão de instalações, modernização e inovação tecnológica e de aposta na internacionalização”, acrescenta o autarca.

A Câmara Municipal tem, através do INVEST Santo Tirso, incentivado esta dinâmica empresarial, nomeadamente através da informação e apoio relativos às candidaturas aos projetos de financiamento comunitário. Simultaneamente, a autarquia tem apoiado o investimento privado através da atribuição do estatuto de Projeto de Interesse Municipal, que garante às empresas acesso a um conjunto de incentivos fiscais e reduções de taxas e licenças municipais, para além de um acompanhamento personalizado de todo o processo. No total, os 38 Projetos de Interesse Municipal já atribuídos representam 250 milhões de investimento e 1200 postos de trabalho criados, apoiados em cerca de 3,5 milhões pela Câmara Municipal.