Edgar Monteiro recebe voto de louvor

07 Dezembro 2022

A Câmara Municipal de Santo Tirso aprovou, esta quarta-feira, em reunião do executivo municipal, a atribuição de um voto de louvor ao jovem Edgar Monteiro. A distinção surge como reconhecimento pela medalha de prata conquistada no Campeonato do Mundo das Profissões.

Edgar Monteiro, natural de Rebordões, foi o melhor europeu na competição de Controlo Industrial do Campeonato do Mundo das Profissões, conquistando a medalha de prata e contribuindo para o melhor resultado de sempre de Portugal, oito medalhas no total.

O jovem de 19 anos, a frequentar a Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica, no Instituto Superior de Engenharia do Porto, é antigo formando e atual formador do CENFIM-Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica.

“A conquista do Edgar Monteiro valida a estratégia que tem vindo a ser seguida pelo nosso Município, apostado em garantir condições para que, por um lado, os jovens optem pela vida da formação profissional sem sair de Santo Tirso e, por outro, as empresas tenham no mercado de trabalho recursos humanos com qualificações adequadas às necessidades”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa.

O autarca enalteceu, ainda, o sucesso individual e coletivo alcançado pelo jovem e pelo CENFIM, “cujos resultados mostram a mais-valia que representa para o Município a parceria estabelecida com este centro e a aposta na formação profissional”.

O Campeonato do Mundo das Profissões (“World Skills”) é uma competição dirigida a jovens entre os 17 e os 25 anos que tem como objetivo avaliar o nível individual de competências, rigor e domínio de técnicas e de ferramentas para o exercício de cada profissão em concurso. O campeonato foi disputado, de 24 a 26 de novembro, em Salzburgo, na Áustria.