Doze projetos finalistas do Orçamento Participativo Jovem

28 Janeiro 2021

VOTAÇÃO DECORRE ATÉ 11 DE FEVEREIRO ÀS 12H00

Entre 28 de janeiro e 11 de fevereiro estão abertas as votações da edição 2020 do Orçamento Participativo Jovem. No total, são doze os projetos finalistas.

Estão encontradas as doze propostas que passam à última fase do Orçamento Participativo Jovem 2020. Numa edição que contou com a participação de 44 jovens, 25 finalistas, com idades compreendidas entre os 16 e os 27 anos, vão concorrer pelos votos dos seus pares.

“Num ano atípico como foi 2020, marcado pela pandemia, foi, sem dúvida, um desafio acrescido mobilizar os jovens para a participação neste projeto que ao longo do tempo tem dado importantes equipamentos ao concelho”, refere o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, salientando a importância dos “jovens terem uma voz ativa na sociedade”.

A nível de áreas temáticas, “Espaço Público, Espaços Verdes, Pequenos Equipamentos e Mobiliário Urbano” é aquela que reúne maior número de propostas. A criação de um espaço de coworking, a construção de um parque infantil adaptado, uma “árvore tecnológica solar” estrutura que facilita o acesso à internet e permite carregamentos de energia através de USB, a requalificação de um parque de lazer e a criação de um parque aquático são os projetos que integram esta categoria.

Já na área da “Proteção Ambiental e Energia” vão a concurso propostas para colocação de painéis fotovoltaicos nas escolas, oferta de cinzeiros de bolso e instalação de estruturas de recolha de beatas e chicletes.

No que diz respeito à “Proteção Animal”, há dois projetos que envolvem a construção de parques caninos e ainda outro para a colocação de um contentor para recolha de alimentação animal.

Já no âmbito desportivo vai a concurso a construção de um campo de minigolfe.

As 12 propostas finalistas estarão disponíveis para votação, exclusivamente, na plataforma www.opjst.cm-stirso.pt, entre 28 de janeiro e as 12h00 do dia 11 de fevereiro. Cada jovem, entre os 12 e os 30 anos, residente, recenseado ou estudante no concelho, poderá votar uma única vez, tendo de, obrigatoriamente, escolher duas propostas diferentes.

Implementado pela Câmara Municipal de Santo Tirso em 2014, foram vencedores do Orçamento Participativo Jovem os projetos espaço de street workout e espaço desportivo em Monte Córdova, colocação de relvado sintético, recuperação dos lavadouros de Monte Córdova, a construção da Praia Urbana, a criação de uma sala snoezelen e dinamização de um programa de deporto adaptado, e a construção da Horta Urbana.

Tendo como objetivo reunir opiniões e contributos da população jovem do concelho de forma a adaptar as políticas públicas municipais às necessidades dos jovens, o Orçamento Participativo Jovem tem um orçamento disponível de 120 mil euros.