Passar para o Conteúdo Principal
menu
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

Discurso do presidente da Câmara na sessão solene do 25 de Abril

25 Abril 2014

“Quero, em primeiro lugar, endereçar uma saudação especial aos Capitães de Abril, a todos os autarcas eleitos pós-25 de Abril e à Associação 25 de Abril.

Hoje, celebramos 40 anos de Democracia e Liberdade. Celebramos o fim de um período de repressão, de um país virado para a ruralidade, fechado sobre si mesmo. Portugal era um Estado corporativo, favorecia o interesse das grandes corporações, de partido único, não havia liberdade de expressão e estava isolado politicamente.

Era o país do “orgulhosamente sós”. Em 1974, Portugal, era uma das poucas ditaduras no mundo ocidental, que sustentava uma guerra colonial, que roubava os filhos à terra. Era um país subdesenvolvido, sem classe média, com um baixo grau de alfabetização.

Contrariamente à Europa daquele tempo, capitalista, constituída maioritariamente por regimes democratas, apesar de se viver o período da guerra fria, num mundo bipolarizado, influenciado pelo jogo de influências norte-americano e soviético.

Minhas senhoras e meus senhores,

O amordaçar contínuo do Povo consubstanciou-se na revolta militar de Abril de 1974.

O Povo Saiu à Rua.

Implementou-se o regime democrático.

A liberdade de expressão e associação.

O fim do isolamento do país.

O fim da guerra colonial e o início da descolonização.

O direito ao apoio social público.

A universalização da saúde e da educação, públicas.

O desenvolvimento do país.

O municipalismo democrático.

Estes foram alguns dos direitos adquiridos com a Revolução dos Cravos. Foi necessário reconstruir o país, ultrapassar a crise do petróleo de 1973 e preparar o processo de adesão à CEE.

Os portugueses tiveram acesso ao crédito, puderam ter casa própria, automóvel e passaram a viajar. Universalizou-se o acesso ao ensino superior e o nível de vida aumentou. Portugal deixou de ser um país subdesenvolvido e passou a ser destino turístico e procurado por imigrantes.

Em Santo Tirso, começou a trilhar-se o caminho em direção ao crescimento, concretizaram-se grandes obras e criaram-se infraestruturas fundamentais para o concelho: o Sistema Integrado de Despoluição do Vale do Ave, a rede de água e saneamento, estações de tratamento de águas residuais, alargamento da rede viária, reformulação da rede elétrica, grandes eixos rodoviários, infraestruturas de apoio à educação, desporto e cultura.

Há uma política de gestão urbanística, criaram-se políticas de apoio social, informatizou-se e certificou-se os serviços camarários. Santo Tirso tornou-se um dos principais polos da indústria têxtil, assumindo também um papel de protagonista na região do Vale do Ave.

Também ao nível do Poder Local, tal como hoje o conhecemos, registou-se uma grande evolução. Institucionalizou-se em 1976, resultando da vontade do Povo, eleito por sufrágio direto e universal. Ganhou autonomia e preponderância no sistema de gestão do território.

Numa primeira fase, as preocupações estavam relacionadas com a criação de infraestruturas e equipamentos básicos, estava em causa a higiene e saúde pública da população. Depois, e já com a Lei das Finanças Locais, os municípios ganharam autonomia financeira, surgiu a fase da criação de condições atrativas para fixação de pessoas e empresas no concelho, criando emprego e promovendo o desenvolvimento.

Surgiram os Planos Diretores Municipais e os Fundos Comunitários. Contudo, e posteriormente, deu-se um revés na autonomia financeira das autarquias locais, com a publicação de legislação gravosa e limitativa para os municípios; o Estado intervém ativamente na distribuição dos fundos estruturais e há um incumprimento sucessivo da Lei das Finanças Locais por parte do Governo, penalizando fortemente os municípios.

Para além disto, a inviabilização da criação das regiões administrativas.

Até que a crise dos mercados financeiros de 2008 assolou Portugal. Défice e endividamento excessivo, penalização desmesurada dos funcionários públicos e pensionistas, desrespeito pelos professores, elevada carga fiscal, política de baixos salários e ausência de reformas profundas. O contrato social está em perigo.

Hoje, o Povo reclama uma “Nova Primavera”. Somos um país livre, mas que asfixia a cultura, um país instruído mas com uma elevada taxa de desemprego, um país atrativo mas que penaliza quem investe. A taxa de natalidade diminuiu, a esperança de vida aumentou, a Segurança Social nos moldes atuais tornou-se insustentável, o poder de compra diminuiu, os impostos aumentaram, os jovens emigram à procura de oportunidades que aqui não existem.

Que esperança poderemos oferecer aos nossos filhos?

Temos uma Europa a duas velocidades, uma Europa dos ricos e uma Europa dos pobres. Uma Europa sem liderança. Onde para a Europa solidária de Jacques Delors e Willy Brandt?

Portugal necessita de uma visão de futuro, concertada, estratégica e de longo prazo: que tenha em linha de conta os novos dados demográficos, com políticas ativas de emprego, promovendo uma rigorosa gestão financeira e fiscal; promovendo uma educação de excelência capaz de ombrear diretamente com os melhores centros de investigação, satisfazendo as necessidades do nosso tecido empresarial; diminuindo a carga fiscal, tornando o país mais atrativo; diminuindo a nossa dependência do exterior; repensando o modelo social, tornando-o sustentável a longo prazo. Para isso, é preciso promover uma real reforma do Estado.

Só um novo Portugal, instruído, dinâmico e reformado terá capacidade para se projetar e se credibilizar junto das instituições internacionais, tornando-se um ator preponderante no panorama da política internacional, defendendo o supremo interesse nacional.

E Santo Tirso pretende assumir um papel ativo na definição das estratégias regionais e nacionais, tendo para isso alcançado um papel de relevo no seio da Área Metropolitano do Porto, onde atualmente assumiu a vice-presidência do Conselho Metropolitano.

Só com base numa estratégia de diálogo, estabelecimento de sinergias e parcerias com os concelhos que partilham as mesmas preocupações e interesses é possível nos dias de hoje concretizar os objetivos a que nos propusemos.

Assim, será no quadro da Área Metropolitano do Porto e no intermunicipalismo que concretizaremos o acesso ao novo quadro comunitário de apoio 2014–2020.

Mas a Europa também necessita de ser repensada. Ou avança de vez para uma federação europeia, ou morre. Falta o último passo da integração europeia, ou seja, uma política externa e de defesa comum, a par de uma política orçamental e fiscal comum.

À data, a Europa é um gigante económico com pés de barro, militarmente débil, sem capacidade de projeção. Só podemos augurar um bom presságio para a Europa se todos os líderes falarem a uma só voz, concertarem políticas e posições. E aqui Portugal pode e deve assumir um papel preponderante.

Minhas senhoras e meus senhores,

40 anos depois, manifesto o meu mais profundo agradecimento àqueles que tiveram a coragem de lutar por aquilo em que acreditavam. Pois é isso que vos peço, acreditem também e lutemos por um futuro melhor, que nos permita usufruir da qualidade de vida com que todos sonhamos.

Viva o 25 de Abril!

Viva a Liberdade!

Viva Santo Tirso!

Viva Portugal!”

Partilhar
ColorAdd Icone