Dia Mundial da Alimentação assinalado com sensibilização para estilos de vida saudáveis

18 Outubro 2021

INICIATIVA DESTINADA AOS ALUNOS DO PRÉ-ESCOLAR DECORREU NO CENTRO ESCOLAR DE ARCOZELO, EM ÁGUA LONGA

O Dia Mundial da Alimentação, que se celebra a 16 de outubro, foi, esta manhã, assinalado no Centro Escolar de Arcozelo, em Água Longa. Promover a saúde é um dos eixos prioritários do Município de Santo Tirso, que tem vindo a incentivar a alimentação saudável e a prática de exercício físico junto da comunidade escolar.

“A alimentação saudável tem sido uma aposta forte da Câmara Municipal, em conjunto com uma rede de parceiros, e o grande objetivo destas ações é chamar à atenção das crianças para a importância de fazerem boas escolhas alimentares”, explicou o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, de visita ao Centro Escolar de Arcozelo, em Água Longa, onde assinalou o Dia Mundial da Alimentação Saudável.

Alberto Costa defende ser “essencial fomentar estilos de vida mais saudáveis junto dos mais novos, para que possam crescer com saúde e evitar um conjunto de patologias, nomeadamente a obesidade, a hipertensão ou a diabetes”.

“Estamos perante uma séria questão de saúde pública que deve ser encarada por todos como prioridade”, continua. Posição que acredita ser cada vez mais relevante, já que “dados recentes dão conta que a alimentação dos portugueses é cada vez mais desequilibrada e desadequada”.

Planear e adequar nutricionalmente as ementas, garantir lanches saudáveis e distribuir fruta escolar são algumas iniciativas que a Câmara Municipal tem no terreno, como forma de garantir a criação de hábitos de vida mais saudáveis. Ainda assim, o autarca defende ser “importante que, complementarmente àquilo que é feito nas escolas, o trabalho possa ser continuado em casa, com o apoio dos pais”.

Evitar o excesso de açúcar, sal e gorduras, incentivar o consumo de frutas e hortícolas e a prática de exercício físico, foram alguns dos conselhos que os alunos do pré-escolar do Centro Escolar de Arcozelo viram reforçados. A iniciativa incluiu jogos que privilegiam a atividade física e a distribuição de lanches saudáveis aos alunos.