Dia das Cidades Educadoras focado na transformação das cidades

26 Novembro 2019

SESSÃO COMEMORATIVA DECORRE NO DIA 29, NA FÁBRICA DE SANTO THYRSO

“Escutar a Cidade para a transformar” é o mote para a quarta edição do dia das Cidades Educadoras que, este ano, se assinala a 29 de novembro, na Fábrica de Santo Thyrso. O objetivo é envolver a comunidade nas dinâmicas da cidade e potenciar o seu caráter educador e educativo.

A Câmara Municipal de Santo Tirso vai assinalar o Dia Internacional das Cidades Educadoras com um programa dinamizado em várias localidades do concelho. O ponto alto será assinalado a 29 de novembro, na Fábrica de Santo Thyrso, com uma sessão comemorativa onde o objetivo é dar voz à população e perceber a visão acerca do futuro, potenciando o carater educador e educativo da Cidade.

A abertura da sessão está marcada para as 10h00 e a iniciativa prolongar-se-á por toda a manhã. Ao presidente da Câmara, Alberto Costa, cabe a intervenção inicial, seguida por uma mesa redonda onde o debate se irá focar nos diferentes olhares que ajudam a projetar a Cidade. O painel junta seis figuras de várias áreas com perspetivas distintas daquilo que uma Cidade Educadora deve proporcionar aos seus habitantes. Ana Tato, diretora do ACES Santo Tirso e Trofa, será uma das intervenientes assim como José Queijo Barbosa, diretor do Agrupamento de Escolas de S. Martinho do Campo; Jorge Gomes, presidente da União de Freguesias de Santo Tirso, Couto (Santa Cristina e S. Miguel) e Burgães; Susana Serrano, CEO da Adalberto Estampados; Conceição Melo, do Departamento de Planeamento, Urbanismo e Ambiente da Câmara Municipal de Santo Tirso; e David Amorim, jovem que integrou o Congresso Internacional de Cidades Educadoras.

No âmbito das comemorações a Câmara de Santo Tirso lançou, ainda, desafios à comunidade no sentido de retratar a sua visão de uma cidade educadora através da construção de um cubo que estará em exposição no decorrer da sessão e de deixar um testemunho, em vídeo, acerca do que pretendem que ela se torne.

Santo Tirso integra a Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras desde 2010. O Dia Internacional das Cidades Educadoras é assinalado, anualmente, como forma de valorizar o trabalho desenvolvido desde a proclamação da Carta das Cidades Educadoras, em 30 de novembro de 1990 na construção de uma sociedade informada, participativa, competitiva, justa e solidária.