Cumprir Alberto Carneiro: Centro de Artes nasce em 2018 na Fábrica de Santo Thyrso

15 Setembro 2017

PRIMEIRA PEDRA FOI LANÇADA NA PASSADA TERÇA-FEIRA

Foi lançada na passada terça-feira, aquela que será a primeira pedra do Centro de Artes Alberto Carneiro. O espaço criado pela Câmara Municipal cumpre o sonho do escultor, integrando dez esculturas e 50 desenhos doados pelo mesmo, na Fábrica de Santo Thyrso.

“Tínhamos um compromisso com o professor Alberto Carneiro, o de construir este centro de arte, com a contrapartida de que ele cederia uma parte significativa do seu espólio, quer em escultura, quer em desenhos ou fotografia. O primeiro passo para a concretização desse espaço foi dado aqui, hoje, e será um lugar onde serão promovidas exposições permanentes, e temporárias de outros escultores. Não será um centro de escultores, mas um centro de investigação, de conhecimento e de divulgação da obra, da arte e da escultura do professor Alberto Carneiro”, explicou aos jornalistas o presidente da Câmara de Santo Tirso, Joaquim Couto.

Miguel Honrado, secretário de Estado da Cultura, também marcou presença na cerimónia. “Alberto Carneiro, como nós sabemos, é um escultor universal e, portanto, é um artista muito interessante de corporizar neste centro. Este encontro entre o local e o global é fundamental hoje em dia, para tudo aquilo que são as políticas de cultura”, elogiou.

O Centro de Artes Alberto Carneiro nasce daqui a 15 meses, e incluirá duas áreas expositivas, uma dedicada à obra do autor e a outra vocacionada para eventos temporários. Em Santo Tirso, será possível continuar a sentir e a observar a arte contemporânea de Alberto Carneiro.

“Ele tinha muito desejo de que, de alguma forma, pudesse haver um sítio que acolhesse a sua obra, de forma a que ela pudesse ser fruída pelo público, porque Alberto Carneiro sempre disse que os significados da obra de arte estão no próprio espetador. Se ela não tiver a ocasião de ser vista e estiver fechada em algum sítio, perde grande parte do seu sentido”, declarou Catarina Rosendo, mulher de Alberto Carneiro.

Centro de Artes Alberto Carneiro (2)