Conselho Municipal da Juventude já está a funcionar

20 Janeiro 2016

INICIATIVA PROMOVE A PARTICIPAÇÃO DOS JOVENS NOS ASSUNTOS LOCAIS

O Conselho Municipal da Juventude de Santo Tirso já está a funcionar. Com o objetivo de promover a participação dos jovens do concelho em assuntos como o desenvolvimento local e a promoção e discussão de matérias relativas às aspirações e necessidades da população jovem, este órgão consultivo reúne Associações de Estudantes e representantes de forças políticas do concelho.

Decorreu na última terça-feira, 19 de janeiro, a primeira reunião do Conselho Municipal da Juventude de Santo Tirso. A reunião, presidida pelo presidente da Câmara, Joaquim Couto, e pelo vereador da Juventude, Tiago Araújo, assinalou a tomada de posse dos elementos que integram este órgão consultivo, bem como a eleição dos representantes da Comissão no regimento interno e dos órgãos referentes ao secretariado.

O Conselho Municipal da Juventude de Santo Tirso tem como objetivo promover a participação dos jovens do concelho em assuntos como o desenvolvimento local, o aprofundamento do conhecimento dos indicadores económicos, sociais e culturais relativos à juventude, bem como a promoção e discussão de matérias relativas às aspirações e necessidades da população jovem.

Para o presidente da Câmara, a participação cívica dos jovens “é extramente importante para o desenvolvimento do concelho”. Neste sentido, Joaquim Couto considera que “este tipo de iniciativas são fundamentais para estimular o diálogo, e consequentemente, os mecanismos da democracia participativa”, reiterando que é crucial “apostar na juventude”.

Também o vereador da Juventude, Tiago Araújo, considera que “há muito que havia a necessidade de criação deste Conselho Municipal da Juventude. Esta iniciativa permite abrir um espaço onde possam ser trocadas opiniões e onde possam ser resolvidos problemas no âmbito da juventude a nível concelhio.”

Os representantes eleitos para a comissão de regimento interno foram a Associação de Estudantes da Escola Secundária D. Afonso Henriques, a Associação de Estudantes da Escola Básica de S. Tomé de Negrelos, a Associação de Moradores do Complexo Habitacional de Ringue (AMCHR) e o Partido Comunista Português/Partido Ecologista “Os Verdes” (PCP – PEV).

Por sua vez, a Associação de Moradores do Complexo Habitacional de Ringue e a Juventude Social Democrata foram os órgãos eleitos referentes ao secretariado.