Concerto de Teresa Salgueiro no primeiro aniversário do MIEC

15 Maio 2017

CÂMARA DE SANTO TIRSO PROMOVE PROGRAMA RECHEADO DE ATIVIDADES GRATUITAS, ENTRE 18 A 21 DE MAIO

A poucos dias de comemorar um ano da sua inauguração, e depois de já ter atingido os 15 mil visitantes, o Museu Internacional de Escultura Contemporânea (MIEC), em Santo Tirso, vai ser palco de um programa recheado de atividades gratuitas, entre 18 e 21 de maio. Oficinas lúdico-pedagógicas, visitas guiadas e um concerto de Teresa Salgueiro, são algumas das iniciativas promovidas pela Câmara Municipal.

A 21 de maio de 2016, Santo Tirso vivia um momento histórico: a inauguração da sede oficial do Museu Internacional de Escultura Contemporânea, um projeto da coautoria dos arquitetos Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto de Moura. Praticamente 12 meses volvidos, o espaço já foi visitado por 15 mil pessoas, de diferentes países, como Coreia do Sul, Estados Unidos, Finlândia, Japão, Noruega, Rússia, Espanha, França, Inglaterra, entre outros.

Para assinalar a data, a Câmara Municipal de Santo Tirso promove um conjunto de atividades gratuitas, destinadas a adultos e crianças, com destaque para o dia 21 de maio, pelas 21h30, com a atuação de Teresa Salgueiro que apresenta em concerto a sua digressão mundial, no Largo Abade Pedrosa.

Dias 18 (Dia Internacional dos Museus) e 19 de maio, terão lugar Oficinas Lúdico-Pedagógicas, entre as 09h00 e as 17h00, dirigidas à comunidade educativa. Arte Contemporânea-Escultura/Desenho/Arquitetura e Arqueologia-Arte Original/Restaurar e Interpretar/Pintar a Pré-História são os temas em destaque, havendo ainda lugar para oficinas destinadas ao público com necessidades educativas especiais.

Dia 19, os interessados poderão fazer uma visita guiada ao Ateliê e Jardim de Escultura Alberto Carneiro, mentor do Museu Internacional de Escultura Contemporânea, em São Mamede do Coronado. A visita decorre entre as 14h00 e as 17h00 e está sujeita a inscrição prévia, com lotação máxima de 30 pessoas.

“Os Museus são o teu Jardim” é o mote para a atividade do dia 20 de maio, que decorre entre as 10h00 e as 13h00 e entre as 15h00 e as 18h00. No âmbito do seu primeiro aniversário, Museu Internacional de Escultura Contemporânea e Museu Municipal Abade Pedrosa aproveitam a ocasião para sugerir um programa artístico educativo, constituído por cinco propostas de diferentes naturezas dedicadas às famílias e à comunidade infanto-juvenil. Neste dia, terão lugar as Oficinas de Arte Contemporânea-Histórias/A cidade dos sonhos/Pintar a Cidade e Arqueologia-Arte Original/Pintar a Pré-História.

Pelas 21h30, Museu Internacional de Escultura Contemporânea e Museu Municipal Abade Pedrosa promovem a “Noite dos Museus”, onde será apresentado o documentário “Santo Tirso, Cidade da Escultura”, de Gaspar Hötel. A abordagem documental retrata o projeto de criação do Museu Internacional de Escultura Contemporânea, desde a implementação do primeiro Simpósio em 1991 a 2015 com a conclusão do décimo, até à criação da sua sede oficial.

Dias 20 e 21 de maio, Santo Tirso é “Cidade de Escultura”, dada a conhecer com diferentes visitas guiadas, entre as 10h00 e as 13h00 e entre as 15h00 e as 18h00. Os interessados poderão visitar, de forma orientada, o Parque Escultórico do concelho em transporte em comboio elétrico, bem como, de forma autónoma, em bicicletas elétricas e segways. O encontro está marcado na Loja Interativa de Turismo.

A participação nas diferentes atividades é gratuita. O programa detalhado pode ser consultado em www.cm-stirso.pt  .