Concerto de Cuca Roseta marca início da 'Poesia Livre'

07 Março 2018

INICIATIVA DA CÂMARA DE SANTO TIRSO DECORRE ENTRE 08 E 21 DE MARÇO

Este ano dedicado ao texto lírico no feminino, a Poesia Livre integra exposições, recitais, encontros com escritores e ainda um concerto de Cuca Roseta, dedicado a todas as mulheres. A apresentação da programação completa teve lugar no Club Thyrsense, no último sábado.

Durante duas semanas, a poesia vai andar por Santo Tirso. A Câmara Municipal promove, entre os dias 08 e 21 de março, uma nova edição da “Poesia Livre”, este ano dedicada ao texto lírico no feminino. Joaquim Couto assinalou o arranque da iniciativa, que decorreu no último sábado, no Clube Thyrsense.

“Esta é uma iniciativa muito acarinhada pela Câmara Municipal. É um evento transversal, com atividades para todas as faixas etárias, com o objetivo de que durante estas duas semanas a poesia possa verdadeiramente andar na rua e ir ao encontro das pessoas, mesmo daquelas que não estão tão sensibilizadas para esta temática” explicou Joaquim Couto aos jornalistas.

Exposições, recitais e encontros com escritores, são algumas das propostas da programação. A 8 de março, primeiro dia de atividades, a fadista Cuca Roseta sobe ao palco da Fábrica de Santo Thyrso, para um concerto dedicado a todas as mulheres.

Ana Luísa Amaral é a grande homenageada da edição, e estará à conversa com os leitores a propósito da apresentação do livro “What’s in a Name”, por António Oliveira, no dia 18 de março, nos Paços do Concelho. “Ana Luísa Amaral é popular, vernácula e a sua poesia fala do mundo real, é uma poesia da vida, em que nós nos revemos nesse cenário, nessa imaginação”, elogiou o autarca.

Joaquim Couto destacou ainda a importância do incentivo à leitura, ao contacto com a cultura e com a poesia. “Esse é o grande objetivo destas duas semanas, daí também estarem envolvidas as escolas do concelho. Estou convencido que ao longo de quatro, cinco anos, é possível ter hábitos saudáveis de leitura e maior participação nos eventos culturais”.

No Dia Mundial da Poesia, que se assinala a 21 de março, vai haver TUST poético, com os alunos do Instituto Nun’Álvres a declamar e oferecer lembranças poéticas no percurso do autocarro entre as Caldas da Saúde e Santo Tirso. Pelas 21h00, na Biblioteca Municipal, decorre um momento de poesia e musica com Rui Mesquita ao piano, Carlos Carneiro na guitarra, canto de Ivo Machado e declamação de António Sousa.

Este ano, a Poesia Livre chega ainda mais longe, com atividades fora de portas, em Vila Nova de Cerveira e Gross-Umstadt, cidade alemã geminada com Santo Tirso. O programa completo pode ser consultado em www.cm-stirso.pt  .

Arranque Poesia Livre_